Saúde

Ministério da Saúde confirma 2 mortes e 15 casos da variante Delta

Segundo a pasta, até o momento os dados não demonstram circulação comunitária da cepa de origem indiana do coronavírus

  • quarta-feira, 7 de julho de 2021

Foto: VejaVariante Delta
Variante Delta

 

O Ministério da Saúde informou que 15 casos da variante Delta do novo coronavírus foram identificados e notificados no Brasil, sendo seis no navio que esteve na costa do Maranhão, três no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais, dois no Paraná, dois em Goiás e um em São Paulo. Até o momento, entre esses casos, dois óbitos foram confirmados para a variante, no Maranhão e no Paraná.

Os dados coletados até o momento não demonstram circulação comunitária da cepa de origem indiana, de acordo com o ministério, que afirma que as investigações estão em andamento. "Os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da covid-19", explica em nota. 

Outas medidas para o controle da nova cepa são orientações repassadas a estados e municípios sobre todas as ações necessárias, como intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a covid-19 e a vigilância laboratorial, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação de variantes.

Sintomas

Acredita-se que assim como houve mutações do coronavírus, dando surgimento a variantes como a delta, também houve uma evolução nos sintomas da Covid provocadas por essas novas cepas.

O professor Tim Spector, que dirige o estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, diz que o sintoma mais comum da Covid por variante delta são as dores de cabeça. Em seguida, os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre.

Alguns sintomas que eram muito pronunciados na versão original do coronavírus são menos comuns na variante delta.

Com a delta, não há tantas ocorrências de tosse ou de perda de paladar e olfato.

Uma das preocupações das autoridades de saúde é que os novos sintomas da variante delta são muito semelhantes ao de um resfriado comum. Por conta disso, muitas pessoas sequer percebem que estão com Covid da variante delta, e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras.

Muitos dos sites das autoridades públicas de saúde ainda não foram atualizados para os novos sintomas da variante delta.

As autoridades dizem que pessoas com duas doses de vacinas contra o coronavírus têm menos chances de serem hospitalizadas com a variante delta. Um dos indícios apontados pelo governo do Reino Unido é que houve mais hospitalizações de jovens adultos por variante delta — justamente a parcela da população que menos recebeu a segunda dose da vacina.

Com informações do G1 e R7

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: