Política

Metrô de Teresina terá tarifa zero em 2025

Medida foi anunciada nesta terça-feira (12), pelo governador Rafael Fonteles


Divulgação/Ascom Metrô de Teresina terá tarifa zero em 2025
Governador Rafael Fonteles e membros do governo anunciaram obra nesta terça-feira (12_

Nesta terça-feira (12), o governador Rafael Fonteles inaugurou a nova estação do metrô de Teresina no bairro Colorado, na zona Sudeste. Durante a solenidade, o chefe do Palácio de Karnak anunciou que a modalidade de transporte terá tarifa zero a partir de janeiro de 2025, além da construção de uma nova estação no bairro Todos os Santos.

A estação tem um investimento equivalente a R$ 9.469.015,14 e faz parte da primeira etapa de expansão do metrô de Teresina, que pretende melhorar a deficitária mobilidade urbana dos transeuntes. A nova linha tem 2,5 km de extensão e segue até à Estação Boa Esperança. Ao todo, o metrô atenderá moradores do Gurupi, São Sebastião e Renascença.

“O investimento total no metrô é de R$ 600 milhões, sendo parte com investimentos da Setrans e, a outra parte, pela Companhia Ferroviária. Teremos um metrô totalmente revitalizado, com pista duplicada e um número 10 vezes maior de passageiros. E em janeiro, teremos tarifa zero, com o Governo do Estado investindo na mobilidade urbana de Teresina”, disse o governador Rafael Fonteles.

Pelo menos 2 mil pessoas/dia devem ser beneficiadas com a obra, além da licitação de mais três Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para Teresina e a recuperação de um destes veículos. Durante os primeiros três meses, a operação deve funcionar majoritariamente no horário de pico até se estender por completo.

A inauguração faz parte do projeto que inclui a duplicação da linha de 13,5km e liga o bairro Itararé ao Centro. A duplicação permitirá assim que dois veículos operem ao mesmo tempo, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé serão reformadas.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: