Política

MDS recebe reconhecimento internacional pelo sistema de comunicação no WhatsApp

Conexão Cidadã recebe reconhecimento por inovação em atendimento ao público


MDS recebe reconhecimento internacional pelo sistema de comunicação no WhatsApp
Wellington Dias

O projeto “Conexão Cidadã”, criado para facilitar a comunicação direta com os usuários do Cadastro Único, alcançou um marco histórico ao ser reconhecido como AMPLIFIER pela Turn.io, provedora de soluções WhatsApp para governos da META. O título foi concedido ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destacando o engajamento e a eficácia do canal oficial do MDS, que superou iniciativas globais e conquistou o primeiro lugar na categoria.

Desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), o “Conexão Cidadã” tem como objetivo reduzir as filas de atendimento, otimizar recursos públicos e proporcionar acesso a informações confiáveis para beneficiários de programas como o Bolsa Família e a Farmácia Popular. No primeiro ano de operação, o projeto conseguiu reduzir significativamente a necessidade de atendimentos presenciais nos CRAS, permitindo que os profissionais se concentrassem em casos mais complexos, ao mesmo tempo em que milhões de cidadãos passaram a ter acesso facilitado aos serviços públicos.

O MDS foi reconhecido por sua inovação, com o ministro Wellington Dias destacando o compromisso da pasta com a eficiência no serviço público: “Nosso objetivo é levar serviços públicos a quem mais precisa, de forma rápida e confiável.”

Em 2024, o "Conexão Cidadã" já figurava entre os Top 5 chatbots governamentais da América Latina, e também conquistou o Prêmio Google pelo sucesso do Programa Farmácia Popular, com mais de três milhões de brasileiros acessando a política pública por meio do canal.

Atualmente, o canal atende cerca de 300 mil cidadãos por mês, resolvendo 25% das dúvidas enviadas sem necessidade de deslocamento e conectando mais de 30 milhões de pessoas ao sistema. Para 2025, o MDS planeja expandir o projeto, garantindo um serviço público mais acessível, eficiente e seguro, com foco no combate à desinformação e na melhoria das políticas públicas.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: