Política

Lula diz que taxará produtos dos EUA se Trump cumprir ameaça

Ele criticou Trump e a política protecionista dos EUA sob sua gestão


Reprodução Lula diz que taxará produtos dos EUA se Trump cumprir ameaça
Lula diz que taxará produtos dos EUA se Trump cumprir ameaça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (30), que o Brasil não aceitará passivamente uma política protecionista dos Estados Unidos sob a nova administração de Donald Trump. Caso Washington decida impor tarifas de importação sobre produtos brasileiros, Lula prometeu adotar uma resposta similar, com taxas sobre produtos americanos.

“É simples. Se ele [Trump] taxar produtos brasileiros, o Brasil irá taxar produtos dos Estados Unidos. Não tem novidade”, resumiu o presidente em entrevista no Palácio do Planalto.

Lula também criticou a postura de Trump em relação a acordos internacionais, classificando como "regressão" a retirada dos EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele destacou a importância de uma relação respeitosa entre os países soberanos, lembrando que, enquanto Trump governa os EUA, ele foi eleito para governar o Brasil.

Na segunda-feira (27), Trump anunciou planos de aumentar tarifas de importação, visando proteger a indústria local e estimular a repatriação de empregos e investimentos. As tarifas podem atingir setores como semicondutores, farmacêuticos, aço, cobre, alumínio e até mesmo automóveis importados do Canadá e México, além de ampliar barreiras comerciais contra a China e a União Europeia.

A declaração gerou reações imediatas no mercado, com o preço do cobre caindo e o dólar se valorizando devido à preocupação com os efeitos de uma nova escalada protecionista na economia global.


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: