Política

Lula aparece publicamente pela 1ª vez após acidente no Alvorada

Apesar de não poder comparecer à Cúpula dos Brics, Lula participará do evento por videoconferência


Lula aparece publicamente pela 1ª vez após acidente no Alvorada
Alexandre Padilha, Lula e Celso Amorim

Nesta segunda-feira (21), o presidente Lula fez sua primeira aparição pública após um acidente doméstico ocorrido no último sábado (19). Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, onde bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos. O presidente tinha uma viagem programada para a Rússia no domingo (20), mas, por recomendação médica, foi orientado a evitar viagens longas durante a próxima semana.

Mesmo sem viajar, Lula manteve sua agenda ativa, despachando do Palácio da Alvorada. Ele se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com Celso Amorim, assessor especial da Presidência. De acordo com Padilha, o presidente "em nenhum momento perdeu a consciência ou ficou desorientado", acrescentando que foi o próprio Lula quem buscou atendimento médico logo após a queda.

Lula passou por exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, tanto na noite de sábado quanto na manhã de domingo. O boletim médico divulgado pelo hospital indicou que o presidente sofreu um "ferimento corto-contuso na região occipital", ou seja, um corte na parte de trás da cabeça. Os médicos informaram que a lesão não foi grave e Lula foi liberado após o curativo.

Apesar de não poder comparecer à Cúpula dos Brics, que acontece em Kazan, na Rússia, a partir desta terça-feira (22), Lula participará do evento por videoconferência. A delegação brasileira será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo informações do Palácio do Planalto, o presidente manterá uma agenda normal de trabalho em Brasília durante a semana, incluindo reuniões bilaterais com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: