Segurança Pública

Líder do PCC é preso em Teresina após chacina na zona Norte

Israel de Assis Damasceno dos Santos foi preso na Santa Maria da Codipi nesta sexta-feira (4)


Divulgação/SSP-PI Líder do PCC é preso em Teresina após chacina na zona Norte
Os crimes ligados a Israel de Assis

Nesta sexta-feira (4), Israel de Assis Damasceno dos Santos, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso. Ele é acusado de ordenar e participar da morte de pelo menos três pessoas na noite de ontem (3), após o assassinato de suas esposa, Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, de 19 anos, que estava grávida de quatro meses.  Maciel Oliveira da Costa e João Vitor Damasceno, irmãos de Israel e suspeitos de envolvimento na chacina, também foram presos hoje. Todos eles compõem a facção Primeiro Comando da Capital e os crimes têm relação com duas mortes, a de Francisco Wellington e a de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, esposa de Israel. 

De acordo com a Polícia Civil, a noite repleta de sangue registrada em Teresina foi motivada pela morte de Bárbara, alvejada dentro de sua casa, no Parque Brasil, zona Norte. O assassinato, seria uma retaliação devido a disputa das facções por território.

Os três homicídios que sucederam nas 12 horas seguintes foram então motivados por uma sede de vingança de Israel, que perdeu a esposa e o filho. Desta forma, uma adolescente de 16 anos foi morta, um homem foi alvejado enquanto trabalhava e hoje um adolescente foi encontrado morto

Integrante do Primeiro Comando da Capital, Israel foi preso no dia 30 de setembro e solto em 2 de outubro, com uso de tornozeleira eletrônica. Quando soube da morte de Bárbara, ele rompeu o equipamento e partiu para cometer os crimes. 

As investigações apontam que Israel havia sido preso após denúncia de Francisco das Chagas, morto enquanto reformava a casa ao lado do sogro, que foi atingido de raspão no braço. Um homem identificado como José Igor Rodrigo Ferreira foi apontado como o executor de Francisco das Chagas e preso ainda na noite da quinta-feira (3).

Já outro homem, este identificado como Gilvan, integrante também do Bonde dos 40 e que foi preso pelo Draco em 27 de agosto, foi alvejado e uma criança de 11 anos também foi atingida pelos disparos. 

Na manhã de hoje, o filho Gilvan, Wellington, de 13 anos, foi encontrado morto, uma resposta à morte de Bárbara.

Jenniffer, disse a Polícia, é sobrinha de Gilvan e filha de um criminoso identificado como “Pimenta”, ambos do Bonde dos 40. Durante sua perseguição, uma criança de 10 anos foi atingida de raspão na cabeça.


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: