Esportes

João Fonseca Busca Brilho em Masters 1000 de Montreal

Tenista brasileiro de 19 anos encara mais um desafio no torneio canadense.

  • terça-feira, 4 de agosto de 2026
  • Admin

João Fonseca, atual número 27 do ranking mundial de tênis, se prepara para mais um importante desafio no Masters 1000 de Montreal, no Canadá. O jovem de 19 anos, que já acumula 15 vitórias em 28 partidas de Masters 1000, foi o destaque em competições disputadas no piso rápido nesta temporada.

Desempenho em Indian Wells e Miami

Na campanha de Indian Wells, disputada em março de 2026, Fonseca impressionou ao alcançar as oitavas de final. Ele registrou importantes vitórias sobre o russo Karen Khachanov, que ocupava o 16º lugar no ranking mundial, e sobre o americano Tommy Paul, então 24º. Apesar da excelente performance, Fonseca foi superado pelo italiano Jannik Sinner, o número 1 do mundo na época, em um encontro decidido em dois tiebreaks acirrados.

Em seguida, em Miami, o brasileiro enfrentou outro favorito, o espanhol Carlos Alcaraz. Contudo, Fonseca não conseguiu avançar, perdendo por duplo 6/4 na segunda rodada. Essas experiências, apesar de não terem resultado em títulos, foram essenciais para seu crescimento técnico e psicológico nas competições de alto nível.

Conquistas e Aprendizado

As derrotas para Sinner, Alcaraz e também para o alemão Alexander Zverev em Monte Carlo, certamente contribuíram para a evolução de Fonseca. Tanto que o tenista fez história na terceira rodada de Roland Garros, ao vencer Novak Djokovic por 3 sets a 2, em uma de suas maiores conquistas até o momento.

Fonseca atribui parte desse sucesso ao aprendizado adquirido nas partidas contra adversários de elite, que moldaram sua capacidade de enfrentar pressão e explorar suas fortalezas e fraquezas em quadra.

Expectativas para Montreal

Em Montreal, João Fonseca espera repetir o bom desempenho apresentado em Indian Wells e superar as oitavas de final. O sorteio das chaves não lhe colocará frente a frente com Sinner, Alcaraz ou Djokovic, que não participarão deste torneio, mas não reduz seus desafios.

O técnico Guilherme Teixeira continua a orientar Fonseca em sua trajetória ascendente no mundo do tênis, preparando-o para enfrentar grandes nomes do esporte. Um possível confronto com Alexander Zverev só poderia ocorrer em uma eventual semifinal, oferecendo a Fonseca a chance de uma revanche e de avançar ainda mais em sua já promissora carreira.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: