Entrevistas

Internet, inteligência artificial e eleições: o que Raimundo Neto diz sobre segurança digital

Veja recomendações que o perito faz aos candidatos da eleição deste ano


Iran Ferreira Internet, inteligência artificial e eleições: o que Raimundo Neto diz sobre segurança digital
Perito Raimundo Neto concede entrevista ao PensarPiaui

O jornalista Oscar de Barros entrevistou Raimundo Pereira da Cunha Neto, perito computacional forense. A entrevista, percorreu temas que vão de segurança cibernética a política, meio ambiente e tecnologia e reforçou a centralidade do debate digital no presente e, sobretudo, no processo eleitoral que se aproxima.

Provocado por Oscar de Barros, sobre as eleições de 2026, Neto analisou como candidatos podem utilizar a inteligência artificial de forma estratégica e, ao mesmo tempo, se proteger da disseminação de fake news. Segundo ele, o principal risco está no uso de deepfakes, técnica avançada de manipulação de áudio, vídeo e imagem capaz de produzir conteúdos falsos extremamente realistas. Diante desse cenário, o perito recomendou que campanhas políticas invistam em equipes especializadas em segurança digital e contem também com advogados com formação em direito digital.

Ao longo da entrevista, Raimundo Neto também destacou a expansão do acesso à internet no Brasil com a chegada do 5G, fenômeno que impulsionou o crescimento do número de usuários tanto nas áreas urbanas quanto, sobretudo, nas zonas rurais. Para ele, a sociedade atual já nasce inserida em hábitos digitais, enquanto a população idosa, apesar de ter ingressado mais recentemente no ambiente online, figura entre as principais vítimas de golpes virtuais.

Questionado por Oscar de Barros sobre quais cuidados devem ser adotados para evitar fraudes na internet, o perito enfatizou a importância de comparar preços antes de qualquer compra. De acordo com Neto, valores muito abaixo do praticado no mercado são um forte indicativo de golpe.

A entrevista também abordou o funcionamento da inteligência artificial, com explicações didáticas sobre como essas tecnologias operam e impactam o cotidiano. No campo ambiental, Oscar de Barros levantou preocupações sobre o consumo de água pelos data centers, necessários para o resfriamento de grandes estruturas de processamento de dados, tema que Neto reconheceu como um desafio crescente diante da expansão digital.

Outro ponto sensível discutido foi a chamada autonomia digital. O jornalista questionou se haveria risco de um eventual bloqueio da internet para o Brasil por decisões externas, citando o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A provocação abriu espaço para uma reflexão mais ampla sobre soberania tecnológica e dependência de infraestruturas digitais globais.


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: