Inscrições para o Fies 2025 estão abertas e seguem até sexta, dia 7
Mais de 112 mil vagas estão disponíveis

Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 podem se inscrever a partir desta terça-feira (4) até sexta-feira (7) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita e o resultado da pré-seleção será divulgado em 18 de fevereiro.
O Fies oferece mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos este ano, um para o primeiro semestre e outro para o segundo. O programa do Governo Federal concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para concorrer, os candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir de 2010, com uma média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas, além de nota superior a zero na redação. Não é permitida a inscrição de candidatos que tenham participado do Enem como “treineiro”.
Fies Social
Metade das vagas são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esses, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
Cronograma
- 4 a 7/2: Inscrições abertas
- 18/2: Divulgação do resultado da pré-seleção (chamada única)
- 19 a 21/2: Complementação da inscrição
- 25/2 a 9/4: Pré-seleção da lista de espera
Inscrição
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal Acesso Único, fazer login com a conta Gov.br, preencher dados pessoais e confirmar a autodeclaração étnico-racial, caso concorra às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Em seguida, o candidato escolhe três cursos de interesse, preenche informações financeiras e familiares, e finaliza a inscrição.
Classificação e lista de espera
A classificação será feita com base nas notas do Enem, levando em consideração o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os candidatos não selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. O período de convocação da lista de espera vai de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Deixe sua opinião: