Inmet alerta: Piauí e mais 19 estados terão chuvas intensas hoje
Previsão é de mínima de 25°C e máxima de 34°C para Teresina
Um alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas para as regiões Centro, Norte e Litoral do Piauí foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (05). A capital Teresina também está incluída na área do alerta.
O aviso do Inmet indica que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h. O comunicado ainda alerta para um baixo risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além disso, o Inmet divulgou a previsão do tempo para Teresina. Para esta quinta-feira, a temperatura mínima será de 25°C, e a máxima pode alcançar os 34°C. O céu estará nublado, com chuvas isoladas durante a tarde, e à noite, as condições climáticas incluem pancadas de chuva e trovoadas.
Ainda segundo o instituto, outras regiões do país serão afetadas, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h, mas o nível pode chegar a 50 mm/dia com ventos intensos. O fenômeno deve afetar os seguintes estados: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia.
O alerta laranja, que indica chuvas intensas, risco de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores, abrange nove estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Pará.
O Climatempo aponta que o tempo instável é causado por calor e excesso de umidade, que favorecem a formação de nuvens responsáveis por chuvas fortes e pancadas de chuva. A Região Sul deve ser a menos afetada nesta quinta, com Porto Alegre registrando temperaturas superiores a 30ºC.
Durante uma tempestade, é importante tomar algumas precauções para garantir sua segurança e evitar acidentes. Aqui estão alguns cuidados essenciais:
1. Evitar saídas desnecessárias
- Fique em casa: Evite sair durante a tempestade, especialmente em caso de ventos fortes e chuvas intensas.
- Evite áreas alagadas: Não tente atravessar ruas alagadas, pois a correnteza pode ser mais forte do que parece e causar acidentes.
2. Proteção contra raios
- Fique longe de janelas e portas: Durante a tempestade, evite se aproximar de janelas, portas e paredes externas, já que os raios podem causar danos.
- Não use aparelhos eletrônicos: Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, como computadores e celulares, durante a tempestade, para prevenir choques elétricos.
3. Evite áreas de risco
- Não se abrigue debaixo de árvores: Durante ventos fortes e tempestades, há risco de queda de galhos ou árvores inteiras.
- Fique longe de postes e fiações elétricas: Raios podem danificar a rede elétrica, e há risco de quedas de fios. Se observar algum fio caído, mantenha distância e avise as autoridades.
4. Cuidados com inundações
- Verifique drenagem: Se você vive em uma área propensa a alagamentos, certifique-se de que as saídas de água estejam desobstruídas para facilitar o escoamento.
- Não ande em áreas alagadas: A água pode esconder buracos e objetos perigosos, além de carregar dejetos e substâncias nocivas.
5. Emergências
- Tenha uma lanterna à mão: Em caso de queda de energia elétrica, mantenha uma lanterna ou outra fonte de luz de emergência acessível.
- Cuidado ao dirigir: Se precisar sair de carro, redobre a atenção. Evite dirigir durante a tempestade, especialmente em áreas com risco de alagamento.
Seguindo esses cuidados, você poderá minimizar os riscos e se proteger melhor durante uma tempestade.
Deixe sua opinião: