Educação

Hackers falsificam site do Enem para aplicar golpes

Compare os sites verdadeiro e falso para não ser enganado no momento de sua inscrição para o vestibular.


Foto: Montagem/Pensar PiauíAcima, o site falso, que emula o Portal do Participante; abaixo, o site verdadeiro
Acima, o site falso, que emula o Portal do Participante; abaixo, o site verdadeiro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio abriram na última segunda-feira (27) e já há golpistas tentando enganar candidatos. Um site, sem nenhuma relação com o governo foi criado e está imitando o mecanismo de interatividade com a Página do Participante. A personagem “Nanda” inicia o contato e pede para que o CPF seja informado.

O chat continua solicitando ao candidato que informe seus dados pessoais e gera um falso boleto da taxa de inscrição, a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 85,00. As informações são do Portal Nacional da Educação. Neste link, está o site que emula a inscrição para o Enem.

De acordo com o PNE, a Polícia Federal, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe, responsável por organizar o Enem) e demais autoridades competentes foram acionadas para investigar o caso e tomar as devidas providências.

As inscrições para o Enem 2024 podem ser feitas através da Página do Participante do Enem 2024 até às 23h59 do dia 7 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 12 de junho e a compensação é realizada em até três dias úteis. E aqui está o link correto para a realização da inscrição para o vestibular.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: