Esportes

Espanha é campeã mundial

Seleção supera crise com técnico, bate Inglaterra e leva Copa feminina


Foto: Jovem PanEspanha campeã
Espanha campeã

A Espanha é campeã da Copa do Mundo feminina 2023. Com gol da capitã Carmona ainda no primeiro tempo, as espanholas venceram a Inglaterra por 1 a 0, no lotado Accor Stadium, em Sydney, e conquistaram o Mundial pela primeira vez na sua história.

As espanholas controlaram a maior parte do jogo, e não conseguiram um placar maior por causa de Mary Earps. A goleira defendeu um pênalti de Hermoso e fez intervenções importantes no decorrer da partida.

A final contou com quase 76 mil pessoas. Os ingleses foram maioria nas arquibancadas, mas a festa foi dos espanhóis.

A Espanha superou a crise e boicote de jogadoras para levantar a taça. Ao todo, 12 atletas se recusaram a servir à seleção neste Mundial devido à permanência do técnico Jorge Vilda.

Jorge Vilda foi vaiado no anúncio das escalações. O comandante espanhol é criticado por parte do elenco desde o ano passado, mas foi bancado pela Federação espanhola.

Do outro lado, Sarina Wiegman é vice pela segunda vez. A técnica da Inglaterra foi a comandante da Holanda no Mundial de 2019.

A Espanha é a terceira seleção europeia a ser campeã do mundo. Ela se junta a Noruega (1995) e Alemanha (2003 e 2007).

Como foi o jogo

Final começou aberta, com bola na trave e milagre de Earps. Espanha valorizou a posse de bola, sempre buscando espaços para aproveitar a velocidade de Paralluelo e Redondo pelos lados e viu a melhor chance parar na melhor goleira do mundo. Do outro lado, a Inglaterra mostrou jogadas mais elaboradas e com recursos para se livrar na forte marcação espanhola, mas a melhor oportunidade explodiu no travessão.

A Espanha se junta à Alemanha como os únicos países a vencerem tanto a Copa do Mundo Feminina como a Masculina. 

Deixe sua opinião: