Outros Temas

Erro em medição: Paraná vai perder território para SC

Área em questão é de 490 hectares, cerca de 500 campos de futebol


Reprodução Erro em medição: Paraná vai perder território para SC
Erro em medição: fazendeiro descobre que Paraná vai perder território para SC

O Paraná vai perder 490 hectares, para Santa Catarina a partir de 2025, após um morador de Guaratuba (PR) descobrir, através de uma medição própria, que seu terreno estava no estado catarinense. A área representa cerca de 500 campos de futebol.

A descoberta contraria a delimitação estabelecida pelo Exército brasileiro entre 1918 e 1919. Após ser notificado, o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná confirmou a inconsistência na marcação e realizou uma vistoria presencial e uma análise de documentos antigos, verificando a necessidade de correção dos mapas.

A principal alteração afeta a divisa entre os municípios de Guaratuba (PR) e Garuva (SC), representando 0,002% da área total do Paraná. Segundo Amauri Simão Pampuch, engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial do IAT, a mudança impactará pessoas que possuem terrenos na região, pois alguns imóveis poderão passar a estar oficialmente em Santa Catarina.

As prefeituras de Guaratuba e Garuva precisam analisar os impactos dessa alteração territorial. Guaratuba deve avaliar os impactos territoriais e tributários, enquanto Garuva aguarda a documentação e novas coordenadas geográficas para identificar os imóveis na área e atualizar seu mapa territorial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acompanha a atualização para realizar as devidas correções nos totais populacionais.

Com informações do DCM

Deixe sua opinião: