Educação

Enem: 14 mil estudantes serão beneficiados com transporte na capital e interior

No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.


Foto: Reprodução/seducSecretário Washington Bandeira
Secretário Washington Bandeira

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta terça-feira (31) a distribuição de Passes Livres para quase 14 mil estudantes que farão o Enem 2023. A entrega simbólica dos cartões aconteceu durante a revisão final do Enem e Saeb no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina.

Em Teresina, 3.915 estudantes receberão os cartões que contêm quatro passagens de ônibus, garantindo o deslocamento até o local de prova nos dias 5 e 12 de novembro. No interior, a Seduc está organizando a logística de deslocamento de 11 mil alunos dos municípios onde estudam, até as 33 cidades-polo de aplicação das provas do Enem.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou a entrega simbólica dos cartões aos estudantes. “O Passe Livre Enem é uma política do Governo do Estado e da Seduc que garante a assistência aos nossos estudantes que precisam do transporte gratuito para comparecerem à prova do ENEM. Esse projeto, que vem desde 2017, foi fortalecido com a distribuição de mais cartões distribuídos. No ano passado foram entregues 2.200 cartões e, este ano, ampliamos para 3.915 cartões em Teresina, além dos alunos do interior que serão atendidos pelo transporte escolar nos dias do Enem”, informou.

Um dos primeiros beneficiados a receber o Passe Livre Enem, Roniel Vilela de Sousa, estudante medalhista de ouro no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), comemorou a garantia de acesso ao transporte nos dias do exame.

"A Seduc sempre coloca os estudantes em primeiro lugar, tanto nos programas de Recomposição da Aprendizagem, quanto nos programas de desenvolvimento estudantil. Agora recebemos o Passe Livre e, para nós estudantes, a iniciativa garante a oportunidade de comparecer ao Enem e alcançar o ensino superior. Acredito que a educação é capaz de transformar vidas, sou a prova viva disso”, afirmou o estudante.

No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, resultado de uma intensa mobilização da Seduc por meio do programa Novo Pré-Enem Seduc.

Washington Bandeira salientou o investimento em ações pela Seduc que buscam manter o Piauí em destaque na taxa de presença do Enem. “Neste ano fizemos várias ações inéditas de fortalecimento das aprendizagens e da preparação dos estudantes para o Enem e Saeb. Foram mais revisões presenciais e virtuais, uma nova plataforma de estudos pelo Canal Educação, uma série de iniciativas como Enem Game, Quizz Enem, a força-tarefa SAEB, formação de professores, monitoramento e, por isso, acreditamos que os nossos alunos terão os melhores resultados este ano”, pontuou o secretário Washington Bandeira.

Com informações da Seduc

Deixe sua opinião: