Em Teresina, nível do Rio Poti sobe quase 1m em 24 horas
Apesar do aumento, o nível do rio está longe da cota de atenção para enchentes

Nos últimos 2 dias, os níveis dos rios Parnaíba e Poti aumentaram em Teresina, segundo dados do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), plataforma do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
No caso do rio Poti, o aumento foi de quase um metro. No domingo (19), às 9h15, o nível estava em 285 cm, enquanto nesta segunda-feira (20), no mesmo horário, o nível subiu para 378 cm, representando um acréscimo de 93 cm. Mesmo com esse aumento, o nível ainda está distante da cota de atenção para enchentes, que é de 800 cm.
Já no rio Parnaíba, o aumento foi de aproximadamente 30 cm. No domingo (19), às 8h45, o nível estava em 370 cm, e nesta segunda-feira (20), foi registrado 402 cm. A cota de atenção para inundações no rio Parnaíba é de 490 cm.
O aumento no nível do Parnaíba é atribuído, principalmente, às chuvas intensas no sul do estado e ao aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe. Desde a última sexta-feira (17), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) tem aumentado gradualmente a vazão da barragem, como medida preventiva frente à previsão de mais chuvas e à necessidade de controle do volume de água armazenado.
Deixe sua opinião: