Governo do Piauí - Notícias

Durante seminário, Sempi destaca importância da educação na proteção de meninas 

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, nesta quinta-feira (3), da abertura do I Seminário Meio-Norte para Formação de Professores da Educação Básica sobre o Enfrentamento às Violências (I Semprev), realizado no Auditório Afonso Sena, no Ce

  • quinta-feira, 3 de julho de 2025
  • Admin

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, nesta quinta-feira (3), da abertura do I Seminário Meio-Norte para Formação de Professores da Educação Básica sobre o Enfrentamento às Violências (I Semprev), realizado no Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Representando a Sempi, a coordenadora de Educação e Cultura, Erika Ruth, integrou a mesa-redonda que debateu o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil no contexto escolar. O espaço de discussão contou ainda com a participação de Mayra Soares Veloso, Simone Kelly dos Santos Medeiros Leal e Adriana Gonçalves de Oliveira, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), sob a mediação de Katiana Oliveira Dias.

Foto: Ascom Sempi

Erika Ruth destacou a urgência de integrar políticas públicas de gênero no ambiente escolar, especialmente diante dos altos índices de violência que atingem meninas matriculadas nas redes estadual e municipal de ensino. “É fundamental refletir sobre a construção histórica dessa violência e o papel da escola na desconstrução de discursos que normalizam a objetificação e a violação dos corpos das meninas. Os educadores têm um papel essencial nesse processo: formar com consciência crítica e atuar como agentes de transformação social”, afirmou.

Foto: Ascom Sempi

A participação da Sempi no seminário integra uma agenda conjunta entre a Secretaria das Mulheres e a Secretaria da Educação, com ações voltadas à prevenção das violências e à construção de um sistema educacional humanizado e sem violência de gênero.

O I Semprev é um espaço de formação e diálogo voltado para educadores da educação básica e tem como objetivo fortalecer estratégias de enfrentamento às diversas formas de violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz, respeito e equidade.

Foto: Ascom Sempi
Foto: Ascom Sempi
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: