Dilma responde bem ao tratamento. Bolsonaristas desejam sua morte
Presidenta do Banco dos BRICS vira alvo de ataques de ódio após internação por neurite vestibular

Desde segunda-feira, 24 de fevereiro, a ex-presidenta Dilma Rousseff está internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular, uma inflamação que afeta o nervo responsável pelo equilíbrio. De acordo com sua assessoria, Dilma está respondendo bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias. Durante sua internação, ela manteve parte de suas atividades profissionais e agradeceu as mensagens de apoio.
Dilma ocupa o cargo de presidenta do New Development Bank (NDB) desde março de 2023, um banco de desenvolvimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), cuja sede fica em Xangai. Ela tem trabalhado na cidade desde sua nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em razão de sua saúde, Dilma cancelou compromissos previstos para segunda-feira e deve faltar à reunião dos ministros das finanças do G-20, que ocorrerá nesta semana na Cidade do Cabo, África do Sul. A ausência já era esperada, pois a ex-presidenta havia relatado anteriormente uma crise de labirintite.
A confirmação da internação de Dilma foi feita por seu sobrinho, Pedro Rousseff, vereador do PT em Belo Horizonte. A família está acompanhando de perto a recuperação dela e aguarda atualizações médicas. O quadro clínico segue estável, sem previsão de complicações.
Além das manifestações de solidariedade, Dilma também tem sido alvo de discursos de ódio, especialmente por bolsonaristas. Alguns indivíduos de extrema-direita têm feito ataques a ela e até desejado sua morte nas redes sociais, como "O capiroto está te esperando", "Vai tarde" e "Tchau, querida", publicações que foram flagradas por uma reportagem da Fórum.
Esses ataques lembram o discurso de ódio de Jair Bolsonaro, que, em 2015, durante uma entrevista, ao ser questionado sobre o impeachment de Dilma, desejou a morte da ex-presidenta: "Espero que o mandato dela acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira."
Leia a íntegra da nota da assessoria da ex-presidenta Dilma:
No dia 21 de fevereiro, a Presidenta Dilma Rousseff foi internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular (inflamação no nervo do equilíbrio).
A Presidenta responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias, conforme o protocolo do hospital, que mantém o tratamento integralmente em regime de internação.
Dilma Rousseff passa bem e tem mantido suas atividades de trabalho normalmente durante o período em que está internada.
A Presidenta agradece as mensagens de apoio e solidariedade recebidas.
Assessoria de Dilma Rousseff
Deixe sua opinião: