Saúde

"Despejo de paciente": hospitais dos EUA expulsam doentes por falta de pagamento

Lá, não tem SUS


Foto: Reprodução/Wave3Imagens captadas por jornalistas dos EUA mostram pacientes despejados de hospital no Kentucky
Imagens captadas por jornalistas dos EUA mostram pacientes despejados de hospital no Kentucky

 

Fórum - Os EUA não possuem um sistema de saúde público como o SUS, que atende pessoas de maneira indiscriminada. Por lá, todo o cuidado de saúde é privatizado, em especial através de planos de saúde. Mas o que acontece quando você fica doente e não tem um plano de saúde ou dinheiro para pagar seu tratamento?

Jornalistas do Wave3, um canal de notícias de Louisville, capital do Kentucky, no sul do país, flagraram seguranças o Hospital da Universidade de Lousville expulsando pacientes e os deixando no meio da rua.

A prática é chamada de "patient dumping" ou "despejo de paciente", em tradução livre. A cena se repete: são seguranças do hospital acompanhando ou carregando a força pessoas doentes que não tem como pagar o tratamento para longe do centro médico.

Uma funcionária do hospital ligou para os jornalistas da Wave3 relatando que uma mulher havia sido abandonada na calçada. Quando os jornalistas chegaram no loca, encontraram a paciente ainda vestida com camisolas hospitalares e desacordada no chão.

Deixe sua opinião: