Saúde

Criança recebe remédio mais caro do mundo no Piauí

O Hospital Infantil Lucídio Portella foi a primeira unidade de saúde 100% SUS a fazer a aplicação dessa medicação no Brasil.


Reprodução Criança recebe remédio mais caro do mundo no Piauí
Criança recebe remédio mais caro do mundo no Piauí

O Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) realizou, no sábado(22), mais uma aplicação do Zolgesma, medicamento mais caro do mundo usado para amenizar os efeitos da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que a paciente beneficiada foi Anny Maria, de três anos, portadora de Ame tipo I.

Anny Maria é da cidade de Assú, no Rio Grande do Norte, e está em Teresina (PI), acompanhada da mãe, Angélica de Sousa, para tratamento da doença.

Segundo a Sesapi, o Hospital Infantil Lucídio Portella é a primeira unidade de saúde 100% Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a aplicação dessa medicação no Brasil.  O ambulatório acompanha mais de 20 crianças em tratamento da AME.

A médica Lorena Mesquita, responsável pela aplicação do remédio, comenta que a paciente vai ter alta até segunda-feira (24).

“Infelizmente, essa doença não tem cura, mas a utilização do Zolgensma é fundamental para estabilizar a evolução da doença. No caso da Anny, foi um sucesso e até o começo da semana ela voltará ao seu estado”, disse a médica.

Conforme o hospital, “o Zolgensma apresenta bons resultados, com impacto positivo na respiração, mastigação, movimentos da língua, deglutição, reflexo de vômito e a articulação da fala para os pacientes que têm AME tipo I”.

Com informações do Clube News

Deixe sua opinião: