Outros Temas

Conheça Maria Bergoglio, a única irmã viva do papa Francisco

Vive doente sob cuidados de freiras na Argentina


Reprodução Conheça Maria Bergoglio, a única irmã viva do papa Francisco
Conheça Maria Bergoglio, a única irmã viva do papa Francisco

Aos 76 anos, María Elena Bergoglio — única irmã ainda viva do Papa Francisco — vive sob os cuidados de freiras em uma instituição religiosa na Grande Buenos Aires, na Argentina. Conhecida carinhosamente como Mariela por amigos e familiares, ela é a filha caçula de Mario José Bergoglio e María Regina Sívori.

Dona de casa, separada e mãe de dois filhos, Jorge e José, Mariela sempre manteve uma relação próxima com o irmão mais velho, Jorge Mario Bergoglio. No entanto, desde que ele assumiu o papado, em março de 2013, os dois não conseguiram mais se reencontrar pessoalmente. Ao longo dos anos, ela tentou organizar uma visita a Roma, mas a saúde frágil e os compromissos do Papa tornaram isso inviável.

"Ele sempre foi um irmão muito companheiro, muito presente, apesar das distâncias e das obrigações com a Igreja. Conversamos uma vez por semana, trocamos cartas, e até pouco tempo atrás, ele mesmo fazia questão de cozinhar quando nos reuníamos em família", contou Mariela em entrevista à revista Hola Argentina.

Segundo os médicos que a acompanham, uma viagem longa como essa, somada à emoção do reencontro, seria um risco grande demais para sua condição de saúde.

Mariela relembra com emoção o momento em que soube da escolha do irmão como Papa. “Estava ouvindo pelo rádio e, sinceramente, não acreditava que ele seria eleito. Mas, quando ouvi ‘Jorge Mario’, congelei. Nem escutei o sobrenome nem o nome papal. Comecei a chorar, inconsolável”, relatou.

Pouco depois da eleição, Francisco ligou para a irmã e pediu que avisasse os demais membros da família. Na mesma ligação, os dois decidiram que Mariela não viajaria a Roma, mas acompanharia a cerimônia de posse pela televisão, ao vivo.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: