Esportes

CineFoot 2023: Festival Traz Cinema e Futebol ao Brasil

Festival une cinema e futebol com 75 filmes exibidos no Rio e em SP.

  • quarta-feira, 5 de agosto de 2026
  • Admin

O CineFoot, único festival de cinema no Brasil dedicado exclusivamente ao futebol, chega à sua 16ª edição em 2023. Este ano, o evento promete agitar as capitais Rio de Janeiro e São Paulo com a exibição de 75 filmes em sessões totalmente gratuitas.

Veja onde e quando conferir o festival

No Rio de Janeiro, o festival acontece de 6 a 11 de agosto em quatro locais: Estação Claro Rio, Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), Ponto Cine e Cine Teatro Eduardo Coutinho, localizado na Biblioteca Parque de Manguinhos. Já em São Paulo, o evento se concentra no Museu do Futebol, no Pacaembu, entre 7 e 10 de agosto.

Filmes e programação internacional

A edição deste ano do CineFoot apresenta uma programação rica e diversificada, com produções provenientes de países como Brasil, Argentina, México, Itália, Colômbia, Reino Unido, Irã e Alemanha. Também destaca-se uma coprodução entre Chile, Palestina e Espanha. No total, são 23 filmes competitivos: sete longas e 16 curtas, todos concorrendo à prestigiada Taça CineFoot, cujo vencedor é escolhido por votação popular.

Destaques de abertura e encerramento

A cerimônia de abertura trará "O Jogo" (El Partido), documentário argentino que revisita o histórico confronto entre Argentina e Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, apresentado no Festival de Cannes. Para encerrar o evento, será exibido "Zico – O Samurai de Quintino", dirigido por João Wainer, que narra a trajetória do lendário Arthur Antunes Coimbra, o Zico, através de imagens inéditas e depoimentos íntimos de seu círculo próximo.

Homenagens e eventos especiais

Entre os destaques da programação estão a reexibição de clássicos do Canal 100, em parceria com a Cinemateca Brasileira, com registro de momentos icônicos do futebol, como a final da Copa do Mundo de 1970. No dia 8 de agosto, será promovido o debate "Rumo à Copa do Mundo de Futebol Feminino: Legado" e exibido "Sissi", documentário que narra a carreira da ex-camisa 10 da seleção brasileira feminina. O festival também prestará homenagem ao jogador Brito, figura chave no tricampeonato de 1970, exibindo uma entrevista especial com o ex-atleta, que faleceu em junho deste ano aos 86 anos.

O CineFoot 2023 reafirma sua missão de celebrar a conexão entre o cinema e o futebol, promovendo a cultura e histórias que apaixonam torcedores de todo o mundo, evidenciando que ambos os mundos compartilham uma linguagem universal.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: