Meio Ambiente

Ciclone e massa de ar: chuva forte e frio intenso voltam a atingir o RS

A formação do ciclone extratropical vai intensificando as tempestades e elevando os volumes de chuva previstos


Foto: ReproduçãoMorador limpa lama deixada após águas abaixarem depois de enchente no Rio Grande do Sul
Morador limpa lama deixada após águas abaixarem depois de enchente no Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, próximo ao território gaúcho, e a chegada de uma massa de ar frio de origem polar estão gerando instabilidade na região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a semana será marcada por chuvas intensas e queda de temperatura em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre esta terça-feira (21) e sexta-feira (24), os acumulados de chuva podem exceder os 100mm no RS, conforme relatório do órgão.

A formação do ciclone extratropical “aumentará o contraste térmico entre o vento quente e úmido do norte e o ar frio do sul, intensificando as tempestades e elevando os volumes de chuva previstos”.

Sul

Na região campestre do Rio Grande do Sul e na Serra do Sul, as temperaturas mínimas devem se aproximar ou até mesmo ficar abaixo de zero.

Em Porto Alegre, a previsão é de mínimas abaixo de 10°C a partir de sexta, com sensação térmica baixa. O risco de geada é esperado tanto no RS quanto em Santa Catarina.

Rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda de granizo são eventos possíveis. O maior volume de chuva é previsto no deslocamento da frente fria do sul para o norte do estado. Segundo o Inmet, “novos transtornos são possíveis devido à forte instabilidade prevista”.

Sudeste

O deslocamento da frente fria também terá impacto na sexta-feira em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Inmet menciona que o avanço dessa massa de ar polar irá quebrar “o bloqueio atmosférico e a sequência de dias quentes observada ao norte do PR e parte do Brasil central e Sudeste”.

O Climatempo prevê que a queda de temperatura será mais acentuada durante o final de semana em áreas do Sul, São Paulo, centro-sul do Mato Grosso do Sul, e municípios do interior e sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

No Rio de Janeiro, os termômetros devem oscilar entre 19°C e 26°C nesta terça, com tendência de queda e possibilidade de chuvas isoladas. Em São Paulo, as temperaturas variam entre 16°C e 24°C na terça, aumentando para 17°C e 29°C na quarta (22), com previsão de chuva apenas na sexta.

Em Belo Horizonte, as temperaturas oscilam entre 16°C e 28°C nesta terça, com mínima de 17°C na quarta. Em Vitória, por sua vez, os dias serão mais quentes, com máxima de 29°C na terça e podendo chegar a 30°C na quarta.

Com informações do DCM

Deixe sua opinião: