Meio Ambiente

Chuva forte deixa casas alagadas em Caridade do Piauí; cerca de 50 estão desabrigados

As chuvas que atingem o município desde o início da semana provocaram prejuízos ao município situado ao Sul do Piauí


Foto: ReproduçãoÁgua da chuva invade casas em Caridade do Piauí
Água da chuva invade casas em Caridade do Piauí

A água da chuva que caiu na noite desta quarta-feira (13) invadiu casas e comércios na cidade de Caridade do Piauí, no Sul do estado. Desde o único da semana a cidade enfrenta alagamentos.

Casas e estabelecimentos comerciais ficaram alagados nas zonas urbanas e rural de Caridade do Piauí, e cerca de 50 pessoas estão sendo abrigadas em escolas após uma tempestade. As aulas da rede municipal foram suspensas e não há previsão de retorno.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil da cidade da cidade pediu para que a população saia das áreas de risco e está enviando caminhões para ajudar no transporte de pertences das famílias atingidas.

“A Prefeitura achou melhor colocar caminhões à disposição dessas famílias para irem se abrigarem nas escolas. Muitas pessoas ainda vivem em áreas de risco e já tiveram suas casas destruídas em outras enchentes”, comentou o secretário de Defesa Civil da cidade, Wellington Santos.

ALERTA PARA AÇUDE: 

Segundo o secretário, existe preocupação com relação à cheia do açude e de um rio, situado na parte baixa da cidade. Devido à sua localização, esse distrito recebe o excesso de água do rio que banha o restante de Caridade.

“Quem mora perto de açude e riacho, aconselhamos a sair de suas casas. O rio está cheio, parecendo muito com a cheia de 2004”, falou.

Conforme Wellington Santos, a situação é crítica e pode piorar nas próximas horas. “Temos a barragem que é banhada pelo rio e temos o açude, que acumula água de riachos. Todos estão transbordando. A expectativa é que a barragem já está dando essa cheia e mais tarde o açude tenha uma cheia grande.”

TRÁFEGO INTERROMPIDO: 

Outras represas de maior capacidade estão transbordando, incluindo a represa localizada no povoado de Ingazeira. O excesso de água invadiu a rodovia estadual que conecta as cidades de Simões e Caridade, interrompendo o tráfego de veículos e pedestres na área.

O volume de água transbordou para o asfalto em uma área conhecida como Carnaubal, entre as cidades de Caridade e Curral Novo do Piauí, também causando interrupções no trânsito nesse trecho.

HISTÓRICO DE SECA: 

Com pouco mais de 5 mil habitantes, o município de Caridade do Piauí sofreu uma das maiores enchentes no ano de 2004. Nos últimos anos, a cidade vem enfrentando problemas com a seca. Na estiagem do ano passado, moradores estavam racionando água e sofrendo prejuízos no cultivo de culturas e pecuária.

Em Sussuapara e Curral Novo também foram registrados alagamentos nas cidades, mas ainda não há informações sobre desabrigados."

COMUNICADO DA PREFEITURA: 

Informamos que, diante das intensas chuvas em nosso município, a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí e a Secretaria de Educação colocam as escolas municipais à disposição como abrigo. As pessoas podem utilizá-las para evacuar suas casas, recolher seus pertences e, nesse momento difícil, as aulas foram suspensas.

Que possamos nos unir para superar este momento desafiador. Juntos, somos mais fortes.

Com informações do Meio Norte 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: