Política

Candidatura de Caiado pode implodir o União Brasil. De que lado ficará Silvio Mendes?

E se o bolsonarismo tiver candidatura?


Candidatura de Caiado pode implodir o União Brasil. De que lado ficará Silvio Mendes?
Ronaldo Caiado e Silvio Mendes

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou sua pré-candidatura à presidência da República, sinalizando um possível aprofundamento da divisão interna de seu partido, conforme reportado pela Folha.

Um grande evento está planejado para acontecer entre fevereiro e março de 2025 em Salvador, que contará com a presença de deputados, prefeitos, senadores e três governadores do partido: Mauro Mendes de Mato Grosso, Marcos Rocha de Rondônia e Wilson Lima do Amazonas.

No entanto, o evento deve registrar a ausência de membros do União Brasil que apoiam a reeleição do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os ausentes estão os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, que têm se posicionado a favor da continuidade do governo Lula.

A participação de outras figuras importantes do partido no evento ainda é incerta. Há dúvidas sobre a presença de Davi Alcolumbre, apontado como favorito na eleição para a presidência do Senado, bem como de Elmar Nascimento, líder do partido na Câmara, e Milton Leite, presidente do União Brasil em São Paulo.

Este lançamento da pré-candidatura de Caiado deve intensificar o conflito interno entre os membros do partido que são favoráveis e contrários ao governo Lula.

A divisão já está evidente na disputa pela liderança do partido na Câmara dos Deputados, com candidatos representando diferentes facções: Damião Feliciano da Paraíba, alinhado com o governo; Mendonça Filho, da oposição; e Pedro Lucas Fernandes, considerado um centrista e por isso visto como favorito ao cargo.

No Piauí 

No Piauí, aguarda-se o posicionamento do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, do mesmo partido de Ronaldo Caiado. Nas eleições presidenciais em que Bolsonaro foi candidato Sílvio Mendes votou nele. Para chegar novamente à prefeitura de Teresina, Mendes contou com o incondicional  apoio de Ciro Nogueira, bolsonarista convicto, que se considera inclusive filho do ex-presidente. 

Todo o histórico indica que Silvio Mendes estará do lado contrário a Lula, mas será que apoiará seu correligionário, Caiado? E se a direita vier com um representante autentico do Bolsonaro (como um de seus filhos) e mais a candidatura de Caiado, de qual lado ficará Silvio Mendes? 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: