Saúde

Caminhões de Mamografia já percorreram 52 cidades e realizaram 24 mil exames no Piauí

O serviço iniciou no final do mês de maio com 6 veículos adaptados que percorrerão todos os 224 municípios do estado.


Foto: Reprodução/SESAPICaminhões de mamografia gratuitas
Caminhões de mamografia gratuitas

 

O serviço de caminhões adaptados para realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos de idade, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já realizou 24 mil exames pelo Piauí. A atividade iniciou no final do mês de maio, com 6 unidades móveis que percorrerão todos os 224 municípios do estado.

Até o momento, os caminhões já percorreram 52 municípios. Cada um dos veículos tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a atenção básica do município para que a paciente seja cadastrada nos atendimentos.

"Os resultados nos deixam muito contentes, mais de 24 mil mulheres piauienses já tiveram acesso ao exame de mamografia. Deixamos o convite para as mulheres que estão dentro da faixa etária atendida que procurem os seus municípios para receber o encaminhamento ao serviço” fala o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

A iniciativa é executada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. O desafio é cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da secretaria de saúde, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina, além de contribuir com a descentralização de serviços de saúde.

Deixe sua opinião: