Saúde

Câmara aprova texto-base de projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação

A deputada Rejane Dias destacou a importância da inclusão das pessoas com deficiência na lista de prioridades

  • quinta-feira, 1 de abril de 2021

Foto: Câmara dos DeputadosDeputada federal Rejane Dias
Deputada federal Rejane Dias

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (31), o texto principal do projeto de lei (PL 1011/20), do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO), em coautoria com a deputada Rejane Dias (PT-PI) e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que trata das prioridades no Plano Nacional de Vacinação.

O texto original previa a inclusão apenas dos caminhoneiros autônomos e motoristas de transporte rodoviário de cargas, mas a relatora da matéria, deputada Celina Leão (PP-DF), acatou a maioria das emendas parlamentares para a inclusão de várias categorias de profissionais na lista de prioridade, além das pessoas com deficiência ou doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar. Na próxima semana serão apreciados os destaques apresentados e que poderão modificar o texto.

A deputada Rejane Dias, que é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância da inclusão das pessoas com deficiência na lista de prioridades. Ela é autora do projeto de lei (PL 5377/20), que estabelecia essa prioridade e que tramitou apensado ao PL 1011/20. “É um alívio muito grande saber que as pessoas com deficiência estarão no grupo prioritário e que vão ser imunizadas. É claro que gostaríamos de estar aqui defendendo e trazendo boas notícias de que a vacina nesse momento seria para todos, mas infelizmente isso não é possível, e nós temos que eleger prioridades”, justificou.

Rejane também citou a inclusão dos trabalhadores em educação, pessoas com doenças raras, profissionais de segurança pública e da assistência social e de conselheiros tutelares, defendida em destaques de parlamentares do PT. “E quero, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso, a nossa luta para que mais pessoas possam ser vacinadas em todo o Brasil”, afirmou.

A deputada piauense destacou a aprovação nas redes sociais.

Foto: ReproduçãoXx

Boa noite, gente, a Câmara acaba de aprovar o texto-base do projeto de nossa autoria que inclui os trabalhadores de educação que atuam no ambiente escolar, os servidores de segurança pública e os e assistentes sociais que atuam no SUAS - no grupo prioritário da vacinação contra a COVID. Também incluímos as pessoas com doenças crônicas, os trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros. 

A gente sabe que o ideal seria vacina para todos. Outros tantos profissionais que estão expostos, também merecem. Mas precisamos de organização e prioridade, para retomar as aulas, manter a segurança e a proteção às pessoas mais vulneráveis.

Na semana que vem ocorrerá a votação dos destaques e em seguida a redação final que será enviada ao Senado. 

A gente precisa de prioridade, mas acima de tudo, de mais vacina, para todos e todas!

Rejane Dias
Deputada Federal

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: