Bolsonaro é ignorado em conversa de Trump com Lula
Ligação entre Trump e Lula sinaliza afastamento de Bolsonaro das negociações sobre tarifas e enfraquece influência de seus aliados nos EUA.
Interlocutores do Palácio do Planalto afirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não teve participação nas negociações durante a ligação entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na manhã desta segunda-feira (6), segundo apuração da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.
Foi o primeiro contato direto entre os dois líderes desde que os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. Na carta em que oficializou a medida, Trump citou o julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como um dos motivos para a decisão.
Para o Planalto, a ausência de Bolsonaro nas conversas indica que, no momento, ele está fora do centro das tratativas entre Brasil e EUA a respeito do tarifaço.
Segundo fontes ouvidas pelo G1, alguns pontos reforçam essa avaliação:
A iniciativa da ligação partiu de Trump;
Lula e Trump combinaram um encontro pessoal;
Ambos trocaram contatos diretos, sem intermediários;
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio — próximo de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — ficou encarregado de negociar com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e não com representantes bolsonaristas.
Apesar dessa leitura, o Planalto adota cautela, reconhecendo a imprevisibilidade de Trump. A avaliação é que o ex-presidente norte-americano pode, a qualquer momento, voltar a colocar Bolsonaro no centro das negociações.
Entre aliados de Bolsonaro, o clima é de frustração. Eles reconhecem que o telefonema reforça uma percepção já em curso: Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo perderam o protagonismo na interlocução com a Casa Branca.
Essa mudança de cenário já havia sido sinalizada quando Trump, durante discurso na Assembleia Geral da ONU, afirmou ter tido "química" com Lula. Agora, a expectativa no entorno de Bolsonaro é que Trump ainda faça algum gesto público que reforce a ligação ideológica entre ambos.
Veja mais em:
Lula conversa com Trump, troca telefones e pede retirada de sobretaxas
Deixe sua opinião: