Política

Bolsonarista diz que fim da escravidão foi um “grande erro”

"Lei Áurea violou direito de propriedade”, disse Renato Amoedo


Reprodução Bolsonarista diz que fim da escravidão foi um “grande erro”
Renato Trezoitão

247 - O influenciador Renato Amoedo, mais conhecido nas redes sociais como Renato Trezoitão, gerou polêmica ao defender que o fim da escravidão no Brasil foi um erro cometido pela monarquia contra os “empresários” da época. Durante sua participação no Podcast Três Irmãos, em 27 de novembro, o influenciador afirmou que “um dos grandes motivos do império ter acabado foi a revogação de propriedade”, se referindo aos negros como bens. A transmissão gerou grande repercussão e foi amplamente criticada por suas declarações sobre a escravidão e a abolição no Brasil.

Trezoitão, que se apresenta como anarcocapitalista e redpill — ideologias que defendem a extinção do Estado e a regulamentação exclusiva do mercado, além de pregar o masculinismo em oposição ao feminismo —, tem sido uma figura controversa nas redes sociais. Autor do livro “Bitcoin Red Pill”, ele também associa o uso de criptomoedas à ideia de libertação dos homens. 

Em um trecho que viralizou, Renato Trezoitão afirmou que “a escravidão acabaria antes da Segunda Guerra Mundial, sem revogar a propriedade de ninguém”. Ele questionou a decisão da monarquia de abolir a escravidão, sugerindo que o fim da “propriedade” dos escravizados prejudicou os donos de escravos. Além disso, provocou os apresentadores do podcast, perguntando: “Você já viu alguém dizer que a Lei Áurea pode ter sido um grande erro do Brasil?”. Durante a provocação, os outros participantes ficaram em silêncio, claramente constrangidos, mas não rebateram as declarações de Trezoitão.

O youtuber Wilker Leão, membro do Movimento Brasil Livre (MBL), também participou da conversa e, em vez de rebater os argumentos de Trezoitão, limitou-se a dizer que o tema era “uma questão complexa”.

Trezoitão seguiu seu raciocínio e questionou: “O fim da escravidão ia ser gradual, mas chegou a princesa e disse: ‘Toda propriedade sua agora não vale merda nenhuma’”. O influenciador também afirmou que “o proprietário de escravo fica feliz com a monarquia?”, insinuando que a monarquia brasileira não deveria ter revogado a escravidão sem se preocupar com os interesses dos proprietários de escravizados, “a monarquia não existe para manter a relação natural para garantir seus direitos?” Por fim, o influenciador provocou novamente: “Como a rainha poderia revogar a propriedade sem indenizações?”.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: