Saúde

Bancários ainda sem perspectivas de serem vacinados em Teresina

O Sindicato foi comunicado que FMS não dispõe da quantidade de doses para atendê-los

  • terça-feira, 22 de junho de 2021

Foto: Montagem pensarpiauíOdaly Medeiros
Odaly Medeiros


Apesar de terem sido incluídos como grupo prioritário no calendário de vacinação contra a Covid-19 em Teresina, os profissionais das redes bancárias e casas lotéricas continuam sem perspectiva de vacinação. A informação é do presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, Odaly Medeiros.

O sindicalista recebeu com entusiasmo a aprovação de projeto de lei de autoria do deputado Franzé (PT) nesta terça-feira (22), que inclui a categoria entre as prioridades, mas em contato com a secretaria municipal de Saúde foi comunicado que a mesma não dispõe da quantidade de doses para atendê-los. São 4.291 bancários em todo o Estado que atuam em 10 instituições bancárias (sendo que nos bancos públicos são 1.768 BB e 1.165 CEF).

De acordo com Franzé Silva, “embora a pandemia tenha exigido medidas restritivas para barrar o avanço da doença, algumas categorias não podem parar, em razão de serem consideradas essenciais, como é o caso da rede bancária e as casas lotéricas”. O parlamentar observa que, pelo Decreto n° 10.282/2020, alterado pelo Decreto n° 10.329/2020, a atividade bancária é considerada essencial e tem funcionado em todo o território nacional, mesmo com o agravamento das contaminações pelo novo coronavírus.

Municípios como Canto do Buriti, Altos, União, Picos e PIO IX já iniciaram a imunização de bancários. Enquanto isso, a Prefeitura de Teresina cumpre o calendário geral com grupo de 49 anos de idade e dentre os grupos prioritários anunciou a vacinação de pessoas que atuam nos mercados públicos e de motoristas e cobradores de ônibus.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: