Política

Ato convocado por aliados de Bolsonaro reúne 44,9 mil pessoas na Paulista

A estimativa de público foi realizada pelo Monitor do Debate Político


Reprodução Ato convocado por aliados de Bolsonaro reúne 44,9 mil pessoas na Paulista
O ato de Bolsonaro reuniu pouco mais que 44 mil pessoas

Um ato realizado neste domingo (6) na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 44,9 mil pessoas em defesa da anistia para envolvidos em atos golpistas ocorridos entre outubro de 2022 e o dia 8 de janeiro de 2023. A manifestação foi convocada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com a presença de figuras políticas da direita, incluindo presidenciáveis.

Participaram do evento os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR), que subiram ao palanque para discursar em favor da anistia e da “liberdade de expressão”.

A estimativa de público foi realizada pelo Monitor do Debate Político, iniciativa vinculada ao Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e à ONG More in Common. A contagem foi feita no horário de pico, às 15h44, com base em imagens aéreas analisadas por um software de inteligência artificial.

O ato deste domingo superou, em número de participantes, a manifestação realizada em 17 de março, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 18,3 mil pessoas. Na ocasião, o desempenho abaixo do esperado gerou frustração entre os organizadores, o que motivou um esforço redobrado para mobilizar apoiadores em São Paulo.

Ainda assim, o público presente foi significativamente menor do que o registrado no ato de 25 de fevereiro de 2024, também na avenida Paulista, que reuniu cerca de 185 mil pessoas, no auge do evento. Ou seja, a manifestação deste domingo representou apenas 24% do público daquela ocasião.


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: