Atletas piauienses brilham e conquistam 13 medalhas em competições pelo Brasil
Os esportistas recebem o incentivo do Bolsa Atleta Piauí, que financia atletas de alto rendimento para participarem de competições.

O último fim de semana foi marcado por conquistas expressivas de atletas piauienses em competições realizadas dentro e fora do estado. Ao todo, os esportistas somaram 13 medalhas, sendo 11 de ouro e duas de prata, resultado do talento aliado ao incentivo do programa Bolsa Atleta Piauí — iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria dos Esportes (Secepi), que oferece bolsas de R$ 1.000 mensais a atletas de alto rendimento.
Na modalidade beach tennis, a jovem Mallu Soares foi destaque na etapa de Cuiabá do Circuito Nacional Infantojuvenil. Ela conquistou o ouro na categoria Sub-12 do torneio de simples feminino e ficou com a prata nas duplas, ao lado da baiana Isabela Carvalho. A atleta comentou o desempenho na competição:
“Fizemos uma campanha incrível. Pegamos um grupo muito forte e passamos em primeiro lugar, com parciais de 6×0 e 6×2. Na semifinal, ganhamos por duplo 4×3. E na final começamos super bem, mas empatamos, fomos para o tie-break e perdemos por 7×10”, explicou.
Mallu vinha de outra boa performance: o segundo lugar na categoria Sub-18 da Etapa Manatí, em Barra Grande (PI), no início de maio. Seu próximo desafio será em Brasília, entre os dias 23 e 25 de maio, pela próxima etapa do circuito nacional.
Na natação, o nome de destaque foi Geovanna Albuquerque, que venceu as quatro provas que disputou no Campeonato das Sobras, em Teresina, no último sábado (10). Ela levou o ouro nos 200m peito, 200m costas, 400m medley e no revezamento 4×25.
“Agora é descansar e treinar. Ainda neste mês participarei do Campeonato Brasileiro, em Uberlândia (MG)”, afirmou.
No mesmo campeonato, Layla Gabryela também se destacou com quatro medalhas de ouro, incluindo uma prova em que quebrou o recorde piauiense: os 200m peito. Ela também venceu os 200m livre, 400m costas e o revezamento 4×25 livre.
Fora das piscinas, os atletas piauienses também brilharam no Campeonato Cearense de Atletismo, em Fortaleza. Jean Paz foi campeão dos 1.500m com a marca de 4min03s22 e garantiu índice técnico para o Troféu Brasil de Atletismo.
“A sensação de realização é incrível. É um momento para celebrar e refletir sobre o caminho percorrido e para nos preparar para os próximos desafios que virão”, declarou o atleta.
Também no Ceará, Eline Eduarda venceu os 400m com barreiras, conquistando ouro e o índice necessário para disputar o Troféu Brasil.
As conquistas refletem o compromisso dos atletas e a importância do apoio institucional para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Piauí.
Deixe sua opinião: