Apagão na Europa: ataque cibernético pode ser a causa
Portugal, Espanha, França, Alemanha e outros países europeus foram afetados pelo corte súbito de energia elétrica

Um apagão de grandes proporções atingiu vários países da Europa nesta segunda-feira (28), levantando suspeitas de que um ataque cibernético possa ter sido a causa. Embora a hipótese ainda não tenha sido confirmada, as autoridades de Portugal, Espanha e a Comissão Europeia estão investigando o incidente.
Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, afirmou em entrevista ao portal Correio da Manhã: "Há essa possibilidade, de fato". Ele também mencionou que a falha atingiu diversos países da Europa, incluindo Portugal, Espanha, França, Alemanha e possivelmente Marrocos, e que, devido à sua dimensão, a situação é compatível com um ciberataque.
As redes nacionais de cibersegurança de Portugal e Espanha foram acionadas para investigar a falha, enquanto operadoras de energia trabalham para restabelecer o fornecimento de energia.
Investigação sobre ciberataque
O apagão afetou severamente Portugal, Espanha e França, e também causou interrupções na Alemanha, Itália e outros países da Europa. Em Portugal, a Autoridade Nacional de Cibersegurança foi notificada imediatamente após o início do apagão. A operadora E-Redes declarou que o problema "é de toda a Europa" e que a falha teria se originado na rede espanhola.
Na Espanha, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) iniciou uma investigação, e a empresa responsável pela transmissão de energia, Red Eléctrica, informou que os planos de recuperação foram ativados "em colaboração com empresas do setor", enquanto todas as causas estão sendo analisadas.
Impactos e danos
Relatos da imprensa europeia indicam que linhas telefônicas, semáforos e serviços de transporte público foram interrompidos. Em Madri, estações de metrô precisaram ser evacuadas, e o trânsito foi fortemente afetado. Em Lisboa e no Porto, o metrô foi fechado, e hospitais, como o Santa Maria, precisaram ativar geradores para manter os setores críticos funcionando.
Falha em larga escala
O ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, afirmou à Agência Lusa que a falha parece ter sido um problema na rede de transporte, cuja causa ainda está sendo identificada, possivelmente em Espanha. Apesar das medidas de emergência e da reativação parcial da energia em algumas regiões, a possibilidade de um ataque cibernético continua sendo uma das principais linhas de investigação, especialmente devido à extensão e simultaneidade dos danos.
Manuel Castro Almeida reforçou: "Pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada".
Deixe sua opinião: