Saúde

Antônio Luiz reforça implementação da Telessaúde em Teresina

Secretário de Saúde reforçou importância da implementação do programa para diminuição das filas em Teresina


Marcos Paulo/Pensar Piauí Antônio Luiz reforça implementação da Telessaúde em Teresina
Secretário Antônio Luiz

A implementação do programa de Telessaúde em Teresina é uma prioridade para o governo do estado. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Luiz, que falou, ao pensarpiauí, as conversas com o prefeito eleito, Sílvio Mendes e o presidente indicado para o comando da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, estão em andamento e com perspectiva de sucesso. 

“O governo ofereceu o serviço de Tele Saúde, muito mais caro, que resolve outros problemas, como acabar com as filas nas UBS e no Ambulatório Azul. Hoje são 70 mil pessoas esperando em filas. Nós conversamos com o prefeito eleito, Sílvio Mendes e o presidente indicado para a FMS, eu acho que dará certo, haverá uma harmonia entre os governos para fazer o que é melhor para a população. Nosso foco é o povo, o povo que precisa sentir que melhorou a saúde e não precisar mais acordar às 4h para marcar uma consulta”, relatou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário da Sesapi, há um plano de alta complexidade em execução para descentralizar os atendimentos e assim, desafogar os hospitais em Teresina, em especial o HUT. Segundo Antônio Luiz, até o fim da gestão Fonteles, todos os serviços disponíveis em Teresina funcionarão também em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus,

“Há um plano de média e alta complexidade sobre atenção primária que estamos executando e até o fim deste governo nós teremos todos os serviços, hoje disponíveis em Teresina, em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. Isso vai ajudar a desafogar o HUT”, reforçou o secretário.



Piauí Saúde Digital

Em setembro, o Piauí terminou a implementação do programa Piauí Saúde Digital, universalização a Telessaúde em 222 municípios piauienses. Em 24 de outubro, o governador Rafael Fonteles lançou o aplicativo para smartphones, que permite a marcação de consultas online. 

"Agora, todos os piauienses têm acesso a consultas médicas gratuitas pelo celular em qualquer dia e hora, com o App Piauí Saúde Digital, do Governo do Estado, disponível na AppStore e PlayStore!", anunciou Rafael Fonteles. 

Para utilizar o Piauí Saúde Digital, o processo de cadastro é simples.

Confira o passo a passo:

1. Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple, ou acesse o site: app.piauisaudedigital.com.br.
2. Faça seu cadastro no aplicativo.
3. Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
4. Insira os dados recebidos e crie uma senha pessoal.
5. Pronto! Agora você está dentro do Saúde Digital. Preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em poucos minutos, um médico estará à sua disposição.

"O programa já estava disponível em mais de mil UBS em 222 municípios do estado, agora está ao alcance de todos os piauienses, pelo celular, graças ao aplicativo", ressalta o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Atualmente, 1.169 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de municípios piauienses estão conectadas ao Piauí Saúde Digital. Já foram realizados 200.295 atendimentos, sendo 54.550 consultas (27. 168 com Clínico geral, 27.382 com médicos especializados), e 145.877 laudos médicos foram emitidos.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: