Agricultores familiares comemoram sucesso do projeto Quitanda durante o XX Festival Cultural dos Cocais em São João do Arraial
A Quitanda da Agricultura Familiar garantiu muitas vendas durante a programação do XX Festival Cultural dos Cocais, no município de São João do Arraial. O evento, realizado de sexta (4) a domingo (6), reuniu diversos produtos locais e sustentáveis do terr
A Quitanda da Agricultura Familiar garantiu muitas vendas durante a programação do XX Festival Cultural dos Cocais, no município de São João do Arraial. O evento, realizado de sexta (4) a domingo (6), reuniu diversos produtos locais e sustentáveis do território Cocais e Entre Rios, como uma forma de divulgar a atividade e garantir a renda aos trabalhadores rurais.
O festival, que acontece anualmente, trouxe nesta edição a temática da agricultura familiar, trazendo pela primeira a Quitanda, que passará a acontecer mensalmente no município. A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca o grande sucesso do festival e o intercâmbio promovido entre os agricultores para a venda de seus produtos.
“Todos os agricultores estão felizes por terem participado desse momento. Foram três dias de festas, vendas, valorização da agricultura e encerramos muito felizes pela participação da SAF, o intercâmbio promovido entre os agricultores para a venda local e o grande sucesso que foi o festival”, afirmou.
A agricultora Vanda Lima foi de Teresina até São João do Arraial para vender os seus produtos, em especial, o chá gelado. Com expectativas positivas, ela afirma que retorna para casa gratificada por ter vendido seus produtos para um público de outro município.
“Nossas vendas foram boas, graças a Deus, e trouxe um produto novo, o chá gelado, que foi bem recebido pela comunidade. Em relação ao festival, foi tudo maravilhoso: a estrutura, a decoração, as quadrilhas, a recepção e a equipe da Quitanda. Meus sentimentos para voltar a Teresina são os melhores; foi uma grande oportunidade para conhecer outra comunidade e povo. Volto gratificada com a expectativa maravilhosa de continuar trabalhando e acreditando na agricultura familiar”, disse.
Já a agricultora Dinalva Chaves enfatiza a experiência da sua primeira feira fora do território Entre Rios, ressaltando ter sido um grande momento e agradecendo o apoio da SAF para sua participação.
“Foi maravilhoso, tivemos novas experiências, foi a primeira vez que participei de uma feira fora da região de Teresina e Altos, e eu gostei muito. E para o evento eu levei a linguiça caseira e o capote. A SAF contribuiu muito com nossa hospedagem, alimentação e transporte, foi muito eficiente em tudo”, disse.
Quitanda da Agricultura Familiar
O projeto, promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), reúne agricultores familiares para a venda de seus produtos locais. Agora, o projeto expande para um novo espaço no município de São João do Arraial, após o lançamento durante o XX Festival Cultural dos Cocais. Em Teresina, a Quitanda já acontece em diversos espaços, como na Feirinha Verde, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) onde ocorre quinzenalmente; às terças na Praça do Palácio Pirajá, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e aos domingos no Parque Zoobotânico, além de condomínios, empresas e órgãos públicos.
Deixe sua opinião: