Saúde

Aedes Aegypti : O mosquito do Medo

Aedes Aegypti : O mosquito do Medo

  • quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Foto: Googleo Zika vírus
o Zika vírus
Segundo pesquisadores, o Zika vírus foi isolado pela primeira vez no fim da década de 1940, através de estudos realizados em macacos Rhesus que habitavam a floresta de Zika, na Uganda na África. O primeiro caso documentado em um humano foi em 1964, com os mesmos sintomas observados atualmente: manchas na pele, febre e dor no corpo.
O primeiro surto da doença observado fora dos continentes da Ásia e da África foi registrado em 2007, na Oceania. Hoje, o mundo inteiro se volta para a luta contra a doença e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, um dos principais vetores da doença.
O que mais amedronta a todos é que estudos confirmam que um mosquito pode viver por dois anos e a fêmea é capaz de colocar mais de 200 óvulos de uma só vez. Desde o início dos anos 70, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está envolvida, de maneira bastante ativa, no desenvolvimento e na promoção de estratégias de tratamento e controle das doenças provocadas pelo Aedes como Dengue e Chikungunya.
Nesta segunda feira (01), a OMS declarou estado de emergência na saúde pública, devido aos dados alarmantes da proliferação da microcefalia.
No Brasil, o governo federal defende a integração latino americana para um combate mais eficaz ao mosquito Aedes Aegypti.
Veja no link abaixo, matéria da Folha de São Paulo mostrando ideias de Dilma Rousseff e Evo Morales sobre o assunto:
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: