Trabalho

1º de Maio: Dia do Trabalhador terá manifestações por todo o país

Clamam por melhores condições, fim da escala 6×1 e apoio à PEC da jornada de 36h semanais


Reprodução 1º de Maio: Dia do Trabalhador terá manifestações por todo o país
1º de Maio: Dia do Trabalhador terá manifestações por todo o país

Na próxima quinta-feira (1º), é celebrado o Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores. Diversas manifestações estão programadas em todo o país para reivindicar melhores condições de trabalho e renda.

Em São Paulo, a principal manifestação ocorrerá na praça Campo de Bagatelle, a partir das 11h. O ato é organizado por diversas centrais sindicais, como CTB, CSB, Força Sindical, UGT, NCST, e Pública, com a participação da CUT como convidada.

Segundo nota divulgada pelas centrais, o 1º de Maio é um momento de reflexão, celebração das conquistas e debate sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora.

Uma das principais pautas deste ano é o fim da escala 6×1. O tema ganhou força nas redes sociais por meio do influenciador Rick Azevedo, do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que tem incentivado a participação popular nos atos. O movimento também contribuiu para a formulação da PEC 8/2025, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que propõe a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas, com quatro dias de trabalho por semana.

As manifestações ocorrerão em diversas cidades do país, como Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Curitiba, Maringá, Porto Alegre, Cruz Alta, Blumenau e Florianópolis.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: