Pensar Piauí

Wellington visita multiplicadores do Programa Criança Feliz

Wellington visita multiplicadores do Programa Criança Feliz

O governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (22), no auditório da Sasc, o Encontro de Capacitação dos Multiplicadores do Programa Criança Feliz, da Região Nordeste I, que inclui o Piaui, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa promoverá o desenvolvimento integral das crianças de baixa renda com ações nas áreas de saúde, educação, cultura e justiça.
O Criança Feliz priorizará gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Bolsa Família, as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva. As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Eles vão orientar os pais sobre a melhor forma de estimular o desenvolvimento dos filhos.
Para Wellington Dias, o programa traz um trabalho inovador. “A intenção é fazer com que municípios, estados e países possam entender que o ser humano tem uma média de idade que precisa de mais cuidados e é a melhor para o aprendizado, que é a primeira infância. Queremos ter uma rede de proteção para que se tenha um ser humano saudável e também que se tenha o máximo de aprendizado nessa fase”, pontuou o governador.
A capacitação dos multiplicadores é a primeira etapa para a implantação do programa. “O segundo passo é ir aos territórios e famílias beneficiárias. Teremos como eixo principal a estratégia intersetorial, ou seja, vários setores das políticas públicas atuando para melhorar aquelas que já são realizadas para as crianças e para desenvolver novas ações. Para isso, contamos com o envolvimento de todas as regiões do Brasil, a fim de garantir o desenvolvimento integral de toda criança brasileira”, explicou Mariana Lélis, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
Presente à ocasião, a multiplicadora Paula Castelana destacou a importância da capacitação. “Estamos recebendo uma série de orientações para ser multiplicadores de muitos supervisores e visitadores que terão contato direto com as crianças e suas famílias, empoderando-as a ter uma estrutura para que possam moldar o caráter do seu filho, o que ocorre nos primeiros anos de vida. Assim teremos adultos mais saudáveis e preparados para a conquista de vitórias”, afirmou Paula.
Ao todo, serão formados 84 multiplicadores, que repassarão os conhecimentos aos supervisores e visitadores municipais. No Brasil, 3.500 municípios são elegíveis e cerca de 2.900 aderiram ao programa. No Piauí, das 186 cidades elegíveis, 164 já confirmaram a sua adesão. A meta é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o país até 2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS