Pensar Piauí

Wellington inaugura pavimentação na Cacimba Velha

Wellington inaugura pavimentação na Cacimba Velha

O governador Wellington Dias inaugurou, neste sábado (22), a pavimentação em paralelepípedo de quatro vias do povoado Cacimba Velha, na zona rural de Teresina. Foram calçadas as ruas Santa Isabel, São Luiz, Particular e São Francisco, onde foram investidos R$ 1.204.547,15, recursos do Tesouro Estadual. O chefe do Executivo estadual visitou ainda a Feira de Turismo Rural, realizada na praça da comunidade.
A iniciativa é da Associação de Empreendedores de Turismo Rural (Asetur) com o apoio do Governo do Piauí, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Desenvolvimento Rural (SDR).
Projeto de cunho sustentável, a feira contempla a venda de artesanato, produtos alimentícios da região como queijo, sucos e iogurtes, além da realização de palestra sobre aproveitamento de alimentos, cozinha experimental, apresentação de capoeira, do Pelotão Mirim e música pé de serra.
O governador destacou que o propósito do investimento em pavimentação é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na comunidade. Sobre a Feira de Turismo Rural, ele comemorou a iniciativa. “Aqui tem pessoas que trabalham com a produção de leite, queijo, peixe, polpa de fruta, artesanato e é uma região próxima de um grande mercado consumidor que é Teresina. São várias comunidades dessa região que agrega pelo menos 15 mil habitantes. Então, a partir dessa ideia, podemos atrair pessoas da zona urbana da capital a vir consumir os produtos dessa região gerando, assim, emprego, renda e desenvolvimento”, destaca Wellington.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, um passo importante é manter a continuidade da feira.” Isso aqui é um trabalho que só se realiza se os beneficiados diretos quiserem que ocorra. O governo pode ter interesse e apoiar, mas são os produtores que têm que tocar a feira. A ideia que estamos trabalhando é que todo fim de semana a gente tenha em um ponto diferente do município de Teresina, inclusive já existe uma demanda na área da Usina Santana, a execução de um feira com dia e hora marcada, tudo bem acertado. Nós estamos apoiando já com a infraestrutura e vamos ajudar a organização dos produtores e consumidores. Precisamos deixar os consumidores informados e, com a certeza, de que as feiras estarão sempre ocorrendo”, destacou Limma.
Participação
A feira contou com a participação de pelo menos 30 expositores das comunidades que colocaram a venda produtos e comidas regionais como galinha caipira, caldo, galinha frita, pão de abóbora, canjica, milho cozido, bolos, café, sucos, maria isabel e paçoca.
Teresinha Brandão, coordenadora do projeto e produtora, falou da iniciativa. “O trabalho que nós realizamos aqui, nessa feira, é muito gratificante. Primeiro porque eu sou produtora e expositora. Nós fizemos várias reuniões para fazer acontecer o projeto e eu fiquei muito surpresa quando eles falaram: “_Dona Teresinha, eu agora vou produzir porque antes eu produzia e não tinha pra quem vender. Era muito difícil eu pegar meu feijão e levar lá para Teresina. Agora nós estamos felizes porque vamos plantar e ter para quem vender”. Então isso é muito gratificante e me deixou muito emocionada com vontade de fazer mais”, disse a produtora.
Durante a feira, o governador Wellington Dias assinou autorização para a Agência de Tecnologia do Estado (ATI) implantar internet livre na comunidade Cacimba Velha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS