Pensar Piauí

Wellington inaugura 10 leitos de UTI neonatal na Evangelina Rosa nesta segunda (29)

Wellington inaugura 10 leitos de UTI neonatal na Evangelina Rosa nesta segunda (29)

O governador Wellington Dias inaugura, hoje pela manha, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com essa ampliação, a maternidade aumenta a resolutividade na assistência neonatal, com a oferta de 64 leitos para bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.
Segundo o diretor da maternidade, Francisco Macêdo, a melhoria no atendimento ao binômio mãe/ bebê é prioridade. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Estado da Saúde e uma equipe de engenheiros e arquitetos pra que possamos encontrar uma maneira viável para aumentar o número de leitos de Obstetrícia e Neonatologia”, explica Macêdo, ressaltando o empenho do governador Wellington Dias no apoio às intervenções que precisam ser feitas na casa.
Outras ações estão previstas, como a reforma da Admissão e na Ala Administrativa, já autorizada pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Esses espaços darão lugar a 52 novos leitos, salas de repouso e estabilização.
Mais UTI Neonatal
A ampliação nos cuidados neonatais também é reforçada no interior do estado, como explica o secretário da Saúde. “Temos 20 leitos de UTI neonatal, em Parnaíba e Floriano, e mais 10 que devemos entregar brevemente, no Justino Luz, em Picos. Ou seja, estamos intensificando os cuidados aos bebês prematuros tanto na capital como no interior”, destaca Florentino Neto.
A abertura de Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) está avançada com 30 leitos em fase de conclusão em Piripiri, Parnaíba e Picos, e mais 10 previstos em São Raimundo Nonato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS