Pensar Piauí

Wellington Dias: no governo do Piauí pela 4ª vez; na oposição, pela 1ª.

Hora de Wellington Dias mostrar habilidades políticas e de governança

2002: Lula ganha a presidência do Brasil, Wellington Dias ganha o governo do Piauí.

Wellington Dias admitia “é preciso colar na imagem do presidente Lula, se der certo, ganhamos todos, se der errado, também perderemos todos”. Deu certo. Lula, mesmo com atribulações fez dois governos e saiu com altíssima popularidade. Do governo federal, Wellington Dias, ganhou muitos apoios e recursos.

2006: Wellington e Lula se reelegem.

2010: Lula se retira da cena eleitoral. Em seu lugar, Dilma Rousseff do PT ganha a presidência da República. Apoiado por Wellington Dias e naquele tempo valorizando o PT, Wilson Martins é eleito governador do Piauí. Wellington Dias vai para o senado federal.

2014: Dilma Rousseff é reeleita presidente da República e Wellington Dias retorna para seu terceiro mandato como governador do Piauí.

2016: através de um golpe, Dilma Rousseff é deposta, Temer usurpa o poder com o objetivo de se contrapor às políticas com a cara do PT. Depois de 14 anos governando com o Governo Federal, Wellington Dias, conhece o outro lado - de governar um estado pobre e não ter boas relações com a presidência da República. Então, Wellington Dias se aproxima mais ainda de Ciro Nogueira que tinha ampla circulação em Brasília.

2018. Wellington Dias disputa e ganha pela quarta vez (consecutiva e sempre em primeiro turno) o governo do Piauí. No Brasil há uma acirrada disputa entre esquerda e direita. O PT de Wellington Dias representa a esquerda, mas quem ganhou a eleição nacional foi a extrema direita com o candidato Jair Bolsonaro e um discurso belicoso contra o PT.

14 de novembro de 2018: hoje, ela primeira vez, Wellington Dias se encontrará com o presidente eleito do Brasil Jair Bolsonaro. Pelo andar da carruagem do presidente eleito nada há de se esperar deste encontro de hoje. Mas cravo aqui o palpite para 2019 e 2020 (se houver): nunca na história deste país, Wellington Dias governou o Piauí com o volume de dificuldades que terá no ano vindouro. Não nos enganemos: Jair Bolsonaro fará de tudo para tirar o couro do Índio piauiense.

Hora de Wellington Dias mostrar habilidades políticas e de governança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS