Wellington Dias destaca universalização do Ensino Superior no Piauí em evento do Todos Pela Educação

Destacou também o trabalho do Fórum dos Governadores para manter a educação funcionando durante a pandemia

Foto: DivulgaçãoWellington Dias
Wellington Dias

O ex-governador do Piauí e pré-candidato a senador pelo PT, Wellington Dias, participou, na terça-feira (26), do Evento Anual Educação Já: Renovando o compromisso, em São Paulo, e destacou a ampliação da Educação Superior em todo o Piauí.

Wellington Dias participou do primeiro painel do dia, cujo tema “O papel do Fórum de Governadores e do Congresso Nacional na Educação durante o período 2019-2022” foi discutido com os deputados federais Idilvan Alencar (PDT), Israel Batista (PSB) e a professora Rosa Neide (PT). O ex-governador destacou o trabalho do Fórum dos Governadores para manter a educação funcionando durante a pandemia, além da articulação para a vacinação.

“Na pandemia houve uma descentralização, porque não tínhamos um Governo Federal forte, que pudesse dar diretrizes para a educação lidar com esse momento tão difícil. Nesse contexto, o Fórum dos Governadores entrou como um grande aliado da educação, no qual discutimos políticas públicas para aplicar nos estados de uma forma integrada. Assim, o Fórum dos Governadores se destacou, tanto na vacina quanto na educação”, disse.

Dias ressaltou também a ampliação do Ensino Superior para todos os municípios do Piauí e citou como exemplo a cidade de Guaribas, onde o ex-presidente Lula lançou o Programa Fome Zero por ter, na ocasião, o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e hoje, apesar da distância de mais de 600 km da capital, possui Ensino Superior.

“Levamos Ensino Superior a todos os municípios do Piauí. O município de Guaribas, que foi referência no fome zero lá atrás, agora com Bacharelado em Administração com qualidade e formatura esse ano”, frisou.

Ainda durante sua fala, o pré-candidato ao senado Federal enfatizou a necessidade de medidas emergenciais de médio e longo prazo na educação. “Assim como no pós-pandemia na saúde, a educação também precisa de medida emergencial de médio e longo prazo e tenho certeza de que haverá uma sintonia muito grande pelo Fórum dos Governadores do Brasil com bons resultados”, completou Wellington Dias.