Pensar Piauí

VLT inteligará Teresina a Altos até julho de 2018

VLT inteligará Teresina a Altos até julho de 2018

Os Veículos Leves sobre Trilho (VLT) devem ser implantadas em Teresina já no começo de 2018. A licitação inicial para aquisição dos veículos já foi iniciada e a expectativa é que até o mês de julho do próximo ano três veículos estejam circulando, interligando a capital ao vizinho município de Altos. Uma audiência pública foi realizada nessa semana, a pedido do vereador Deolindo Moura (PT), na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, localizada no bairro Gurupi, para propor a instalação de um terminal na zona Sudeste de Teresina, proposta que deve ser acatada pelo Governo do Estado.
Durante a audiência, o secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, explicou como vai funcionar o novo sistema metroviário do Piauí e confirmou a implantação do terminal na região do bairro Gurupi. “Adianto que a estação para esta região é totalmente viável. Aproveito para agradecer ao vereador Deolindo Moura, pois essa estação não estava no projeto e ele apontou a necessidade do bairro e o potencial que a região tem para receber esse terminal. Vamos pegar essa sugestão da Câmara de Vereadores e anexar ao projeto, para que na segunda etapa possamos colocar, juntamente com a estação do município de Altos, na Vista Alegre e na Taboca do Pau Ferrado. Nossa intenção é fazer com a as pessoas aqui do bairro cheguem ao Centro de forma mais rápida, confortável e com uma passagem mais acessível, que caiba no bolso de cada um”, explicou.
A audiência foi solicitada a pedido das comunidades dos bairros Frei Damião, Alto da Ressurreição, Parque Colorado, Monte Horebe e Todos os Santos, situadas na zona Sudeste da capital, que solicitam a implantação do terminal do metrô na região. O líder comunitário da região, Manuel de Freitas, afirma que os bairros são castigados pela má qualidade no transporte público de Teresina e que a implantação do terminal metroviário facilitaria a vida da população. “Há anos nós cobramos a implantação de um terminal do metrô na nossa região. Precisamos desse terminal. A vida de quem precisa de transporte público é complicada, os ônibus são sucateados, com uma frota que não atende à demanda, e isso dificulta bastante nossa vida”, diz.
O vereador Deolindo Moura ressalta que a luta da comunidade é justa e que o novo sistema vai garantir novas opções de transporte para a população de Teresina. Também participaram da audiência pública os vereadores Enzo Samuel, Gustavo Gaioso, Maquinho Monteiro, Pedro Fernandes, Valdemir Virgino e Venâncio Cardoso; a superintende de Obras da Setrans, Cristina Castelo Brancos; o representante da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Antônio Marcos Freitas; a representante da Secretaria Municipal dos Transportes de Teresina, Cíntia Machado; lideranças comunitárias e população em geral.
Com informações do Portal da Câmara dos Vereadores de Teresina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS