Pensar Piauí

Vídeo: veja imagens do ciclone no Sul do Brasil

Cidades gaúchas e parte de Santa Catarina foram atingidas pelo ciclone extratropical

Foto: ReproduçãoMotoqueiro é arrastado pelo vento no RS
Motoqueiro é arrastado pelo vento no RS

As imagens são impressionantes. O Twitter amanheceu abarrotado de vídeos e relatos devastadores do ciclone extratropical que chegou na madrugada desta quinta-feira (13), ao Sul do país. O estado do Rio Grande do Sul teve 343 dos seus 497 municípios atingidos. Parte das cidades de Santa Catarina ainda está sob alerta vermelho da Defesa Civil.

Ao todo, o ciclone deixa em alerta 69% dos municípios gaúchos e 25% dos catarinenses. O aviso é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Antes mesmo da formação do ciclone, na madrugada desta quarta-feira, por volta das 5h30, municípios da região dos vales, no RS, foram atingidos por chuva de granizo. Em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, 3.000 residências foram danificadas por pedras de gelo e o município decretou emergência.

A Defesa Civil registrou estragos em 14 municípios na tarde desta quarta-feira. Vários municípios da região suspenderam as aulas.

O ginásio da Associação dos Servidores do Departamento Municipal de Habitação, no bairro Santana, em Porto Alegre, será usado para acolher possíveis desabrigados. A previsão é de chuva em todo a capital gaúcha durante todo o dia.

Veja vídeos abaixo:

São Paulo e Rio de Janeiro

No decorrer desta quinta-feira são esperadas rajadas mais intensas para a Região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio De Janeiro. O ciclone extratropical se desloca para o oceano e deve mudar a paisagem no Rio de Janeiro, deixando o mar agitado, aumento de nebulosidade e formação de ondas de até quatros metros. Também são esperados ventos fortes, com rajadas que podem variar de 52 km/h a 76 km/h.

A chegada de uma frente fria vai mudar a paisagem da cidade do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira. A mudança no tempo é provocada pela formação de um ciclone extratropical no sul do Brasil, que se desloca para o oceano, deixando o mar agitado e aumento a nubulosidade. Ondas de até quatro metros podem atingir a orla do Rio.

Durante a manhã haverá aumento de nebulosidade e a partir da noite há previsão de chuva fraca a moderada. Já os ventos podem variar de moderados a fortes. As informações são do Sistema Alerta Rio.

Veja mais vídeos abaixo:

Com informações da Forum