Pensar Piauí

Vídeo: "Prevent Senior fraudou meu prontuário", diz ex-paciente à CPI

Tadeu Frederico Andrade presta depoimento à comissão nesta quinta-feira (7/10) sobre irregularidades praticadas pela operadora de planos de saúde

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoTadeu Frederico Andrade
Tadeu Frederico Andrade

Em um dos depoimentos mais impactantes prestados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Tadeu Frederico Andrade, ex-beneficiário da Prevent Senior, relatou aos senadores, nesta quinta-feira (7/10), que a operadora de planos de saúde fraudou seu prontuário quando ele estava internado com coronavírus. A alteração, segundo o depoente, tinha como objetivo embasar sua transferência da UTI para o setor de cuidados paliativos — destinado a pacientes sem chances de cura pela medicina. Ele assegurou à comissão que, na ocasião, não era essa a sua condição de saúde.

Ao longo das investigações, a CPI reuniu evidências de que a Prevent Senior utilizava os cuidados paliativos para reduzir custos, o que teria provocado a morte de vários pacientes que poderiam ter sobrevivido caso tivessem permanecido na UTI.

"A doutora Daniela insere no meu prontuário 'início dos cuidados paliativos', sem autorização da família, e recomenda que não se faça mais hemodiálise, não se ministre mais antibiótico e também não faça ressuscitação. Ao final, ela diz, no prontuário, que está nas mãos da CPI e do MP de SP: 'Em contato com a filha Maíra, a mesa entendeu e concorda'. Isso é mentira, minha família não concordou", disse o depoente.

No momento em que Tadeu de Andrade diz que se dependesse dos procedimentos da Prevent Senior “teria ido a óbito”, um senador o corrige: “teria sido assassinado”. O depoente concorda com a intervenção.

Tadeu lembra, também, que mesmo após a Prevent Senior recuar na tentativa de tirá-lo da UTI, sua família achou importante contratar um médico particular para “fiscalizar” os procedimentos da operadora dali em diante.

"Minha família lutou contra essa poderosa corporação, Prevent Senior. Eles lutaram para que eu não viesse a óbito. Eles não aceitaram a imposição dos cuidados paliativos, prática usada pela Prevent para eliminar pacientes de alto custo [...] Sou uma testemunha viva da política criminosa dessa corporação e de seus dirigentes", continuou.

Veja o vídeo do momento em que o ex-paciente se emociona:

A Prevent Senior, entre outras irregularidades, é acusada de retirar a citação à covid-19 das certidões de óbitos dos pacientes. O objetivo seria favorecer a defesa do uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS