Pensar Piauí

VÍDEO: PMs fazem “festa” e cantam parabéns para preso no dia do aniversário de 18 anos

"O primeiro pedaço vai para a vítima", ironizou o policial

Foto: Fórum´PM canta parabéns
´PM canta parabéns

 

Fórum - Policiais militares do Rio Grande do Norte humilharam um rapaz de 18 anos que foi preso no dia do aniversário, no último sábado (5). Com direito a bolo e refrigerante, os agentes fizeram uma “festa” e cantaram parabéns para “comemorar” o aniversário do rapaz, suspeito de roubar um aparelho de som de carro.

Em vídeo gravado por um dos policiais, o jovem aparece sentado em frente a uma mesa, de cabeça baixa. Um dos agentes pede para que ele corte um pedaço do bolo, que é oferecido à vítima do furto e o segundo é dado a mãe do suspeito, que o acompanhou até a delegacia. 

As imagens circularam nas redes sociais e receberam críticas de artistas e ativistas. “Não acho esse vídeo nada engraçado. Ver um irmão de 18 anos ser preso no dia do aniversário, dentro de um caminho que não desejo a ninguém que vem de onde eu vim, dói no coração”, escreveu o rapper Coruja BC1, no Twitter.

“Pensar formas para que a nossa juventude mais pobre não chegue ao crime, é algo que é pouco discutido mas é a única forma real de diminuir a violência. Educação, moradia, cultura, emprego eu acredito que são os únicos caminhos pra realmente diminuir a criminalidade”, completou.

Para a jurista Tânia Maria Saraiva de Oliveira, membra da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a cena configura em abuso de autoridade.

“Esse é o típico caso de submissão a situação vexatória e constrangimento ilegal”, opinou, em entrevista à Fórum. “Mesmo sem violência há a redução de sua capacidade de resistência, já que ele se encontra cativo pela polícia. E o deboche ser filmado e exposto é grave”, completou.

A Polícia Militar informou que vai instaurar um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS