Eleições 2022

Lula e Haddad realizam grande comício em São Paulo neste sábado

O Ato pela Democracia ocorre neste sábado (20), a partir das 11h, no Vale do Anhangabaú, no centro da capital

  • sábado, 20 de agosto de 2022

Foto: ReproduçãoHaddad, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcio França e Geraldo Alckmin
Haddad, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcio França e Geraldo Alckmin

Rede Brasil Atual - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza em São Paulo o segundo grande comício da coligação Brasil da Esperança, após o lançamento oficial de sua campanha ao Palácio do Planalto. Acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa, o petista estará no Ato pela Democracia neste sábado (20), a partir das 11h, no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. No evento estarão também o candidato a governador, Fernando Haddad (PT), e Márcio França (PSB), candidato da chapa paulista ao Senado.


O local foi escolhido pela campanha de Lula pelo componente simbólico. Em abril de 1984, mais de 1 milhão de pessoas, incluindo o ex-presidente, ocuparam o Vale do Anhangabaú para o comício do movimento Diretas Já, que cobrava a volta das eleições diretas para presidente. De acordo com a equipe do petista, o objetivo é formar uma espécie de “novas diretas” em ato também em defesa da democracia brasileira.

Lideranças e candidatos de outros partidos que apoiam a chapa Lula/Alckmin também estarão presentes. Entre eles, o pré-candidato a deputado federal Guilherme Boulos (Psol) que anunciou ainda na semana passada que participaria do comício. O ex-senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) também marcará presença no evento político. Embora tenha apoiado o golpe contra Dilma Rousseff e sido ministro de Relações Exteriores no governo de Michel Temer (MDB), Nunes apoia o petista no primeiro turno com objetivo de derrotar bolsonaro.

A expectativa da campanha do PT é que o ato seja ainda maior do que o comício realizado na quinta-feira (18) na Praça da Estação, em Belo Horizonte. A capital mineira é o segundo maior colégio eleitoral do país – são 16,3 milhões aptos a votar. De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada também na quinta-feira, o ex-presidente lidera a disputa em Minas, com 20 pontos percentuais à frente de Bolsonaro (49%, contra 29% do atual presidente).

Lula também lidera em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país – com 34,6 milhões de eleitores aptos a votar neste pleito. O candidato tem 13 pontos de vantagem, com 44% dos votos, ante 31% de Bolsonaro.

Haddad lidera a disputa pelo governo de São Paulo, com 38% dos votos, segundo o Datafolha. O ex-ministro e ex-prefeito está à frente do candidato de Bolsonaro, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que alcançou 16% das intenções. Por sua vez, o ex-governador Márcio França também é o primeiro na disputa por uma cadeira no Senado no estado, de acordo com as pesquisas eleitorais. 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: