Pensar Piauí

VÍDEO: Jornalista da Globo News dá aula sobre racismo estrutural ao comentar caso Zambelli

Magnoli é conhecido por minimizar a questão do racismo

Foto: DivulgaçãoFlávia Oliveira e Demétrio Magnoli
Flávia Oliveira e Demétrio Magnoli

 

DCM - Após a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL) sacar uma arma no meio da rua e perseguir um homem negro na tarde deste sábado (29), em São Paulo, a jornalista Flávia Oliveira, da Globo News, ao comentar sobre o caso, deu uma aula sobre racismo estrutural.

“Por isso que é racismo. Trata-se do legítimo direito da deputada de perseguir um homem negro e rendê-lo, e subjugá-lo. Por isso é racismo, estruturalmente racismo”, explicou a jornalista para o seu colega Demétrio Magnoli.

“Não foi sobre legítima defesa, foi por uma mulher branca, parlamentar, armamentista, nessa ideologia armamentista, se sentir no direito de perseguir um homem negro que ousou ofender ela verbalmente”.

À véspera das eleições, nos registros feitos sobre o caso, é possível ver a deputada bolsonarista perseguindo um homem apontando uma pistola para ele, até chegarem em um bar e ela mandar as pessoas, que ficaram desesperadas, deitarem-se no chão. Segundo Zambelli, a cena aterradora de violência foi justificada ao dizer que “militantes de Lula” a “cercaram e agrediram quando saía do restaurante”.

“Eles botaram um homem negro para me ofender”, disse Zambelli.

Zambelli não é agente de segurança pública e não poderia perseguir um homem, independentemente de qualquer motivo, com a arma em punho no meio da rua. A confusão teria se iniciado após o homem ter dito que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições de segundo turno contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

“A questão é a desproporcionalidade da reação a essa ofensa verbal. E esse direito que você está apontando Demétrio, de ela criar uma legislação Carla Zambelli de legítimo direito de perseguir, render e exigir desculpas de um negro desarmado pelas ruas de São Paulo. É disso que se trata”, respondeu para o jornalista que disse que apenas existe uma hipótese de racismo.

Magnoli é conhecido por minimizar a questão do racismo e  por seu posicionamento anti-cotas raciais. Sua participação durante um debate sobre o assunto, no qual não havia nenhum negro presente como debatedor, viralizou no ano passado. Relembre:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS