Pensar Piauí

Vídeo- Aluno dá esponja de aço para professora negra no Dia da Mulher: “Machismo e racismo”

Alunos disseram que a atitude machista e racista contra professora negra foi iniciativa de garoto que já mandou colegas “lavarem a louça"

Foto: ReproduçãoSegundo relato de estudante, a mulher foi vista chorando após a atitude do aluno
Segundo relato de estudante, a mulher foi vista chorando após a atitude do aluno

 

Um aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia “presenteou” uma professora negra, no Dia da Mulher, com uma esponja de aço. Sob risos dos colegas, ele entregou a sacola enquanto era filmado pelos estudantes de uma turma do terceiro ano. Outros alunos da escola relataram que a entrega da esponja para lavar louças era uma atitude conscientemente machista e racista contra a mulher negra.

No vídeo, a professora de português aparece constrangida. “Vou aceitar, porque tudo o que vem volta”, disse ela. “Algumas pessoas viram ela chorando depois”, conta um estudante do CEM.

Segundo ele, o aluno que entregou a esponja chegou a brigar com outras pessoas que criticaram a atitude. “Ele começou a quebrar o pau, xingou todo mundo e chamou de ‘beta’ nojento”, relatou.

Veja o vídeo:


Muito utilizado dentro de um universo de misoginia, o termo “beta” indica um homem submisso à mulher. Como exemplo de expressões utilizadas nesse contexto, o coach Thiago Schutz viralizou com cortes de podcastsfazendo afirmações machistas sob a ótica de uma superioridade masculina.

“Alunas mulheres e negras ficaram muito ofendidas com aquilo. Quando eu e minha namorada soubemos, denunciamos para a direção”, disse o garoto que testemunhou a repercussão na escola. Em áudio enviado a grupos de WhatsApp, o aluno que deu a esponja de aço para a professora ameaça repetir a atitude com outras meninas.

“Não me testa, que eu vou te dar um ‘bombril’. Não me testa. Se você apelar, vai ficar ruim para ‘tu’.”

O fato de o caso ter ocorrido no Dia Internacional da Mulher chocou ainda mais a comunidade escolar. Em nota, a Secretaria de Educação disse que a direção da escola tem autonomia para conduzir o caso. A pasta informou ter recebido a denúncia nesta segunda-feira (13/3) e vai se reunir com o estudante e com a professora “para demais esclarecimentos”.

“A pasta ressalta, ainda, que repudia qualquer tipo de preconceito e reforça o compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos.”

Com informações do Metrópoles 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS