Pensar Piauí

Vereador de Teresina agride jornalista do Grupo Meio Norte

Segundo o apresentador Ieldyson Vasconcelos foi o vereador Luiz Lobão (MDB) quem constrangeu e atacou a jornalista Sávia Barreto

Foto: 180grausSávia Barreto
Sávia Barreto

Em desabafo, a jornalista Sávia Barreto, do grupo Meio Norte, postou no Facebook a seguinte mensagem:

"Pensei muito se devia tratar disso aqui. Jornalista não é notícia, sempre repito. Mas creio também que quando se trata de violência, intimidação ao trabalho de jornalista e misoginia, o silêncio só ajuda ao agressor e não à vítima. Falo não só por mim, mas pelas mulheres que não têm a mesma visibilidade e engolem seco os socos verbais que levam exclusivamente por serem mulheres. O machismo é isso: desabilitar a voz da mulher, tirar sua credibilidade e constrange-la ao silêncio. Meu troco é falar.

Na terça, 15, comentei no “Jogo do Poder” sobre a desconfiança que um partido tinha de que um vereador não votasse no candidato a prefeito da sigla. Apurei isso com membros do próprio partido desse vereador. Na quarta, estive na Câmara de Teresina e enquanto conversava com um vereador pegando informações, o parlamentar citado no dia anterior se aproximou e me questionou agressivamente.

Gritando, me chamou de mentirosa e fez alusões machistas (“Não fale mais de mim porque também ouço falar muita coisa de você e até agora não espalhei...”). Ele entrou no carro dirigido pelo motorista e seguiu gritando de lá. Depois desceu do carro e seguiu com a violência verbal. Virei as costas e andei rápido para o meu carro enquanto o outro vereador com quem eu conversava anteriormente o segurou e pediu calma. Tive medo de que pudesse até sofrer agressão física.

Chorei muito no carro, e nos 20 minutos que passei lá tentando me recuperar para dirigir, ainda recebi a ligação de uma fonte importante, que não poderia deixar de atender. Quase achei que não conseguiria entrar no ar na TV, pois o quadro tem dura quase duas horas e as lágrimas derretiam pesadas mesmo que eu quisesse o oposto. Mas meu desconforto e sofrimento foram menores em comparação ao compromisso com o público. Consegui participar do programa, graças ao jogo de cintura e generosidade dos meus colegas. A emissora irá tomar as medidas cabíveis e agradeço o apoio e empatia da direção na figura do @wriasmoura. Essa história é mais doida ainda porque estudo no doutorado “as barreiras para ascensão feminina” na esfera do trabalho. É o que pesquiso, vejo e vivo, todos os dias esfregado de uma forma ou de outra na minha cara."

Já o apresentador Ieldyson Vasconcelos revelou, no programa Bom Dia Meio Norte desta quinta-feira (17) que foi o vereador Luíz Lobão, do MDB, quem constrangeu e atacou a jornalista Sávia Barreto. 

VEJA TAMBÉM:

"O Estado brasileiro não atende o povo, por isso o alto preço do arroz" Samuel Costa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS