Pensar Piauí

Velório de Maradona tem tumultos e intervenção da tropa de choque

Corpo do ídolo argentino está sendo velado na sede do governo, em Buenos Aires. À tarde, após confusão no palácio, caixão foi retirado da capela

Foto: Reuters/Ricardo MoraesConfusão entre torcedores e polícia na entrada da Casa Rosada, que abriga o velório de Diego Maradona
Confusão entre torcedores e polícia na entrada da Casa Rosada, que abriga o velório de Diego Maradona

O corpo de Diego Armando Maradona estava sendo velado desde o começo da manhã desta quinta-feira (26) na Casa Rosada, sede do governo da Argentina, e atraiu uma imensa multidão.

De acordo com o G1, o fim oficial do velório estava previsto para às 16h e chegou-se a anunciar que seria estendido até às 19h para que mais admiradores pudessem participar. No entanto, ainda assim, à tarde, muitos foram impedidos de entrar na fila, dando início a tumultos pelo centro de Buenos Aires.

Por volta das 15h45 houve uma situação de descontrole em que muitos torcedores entravam no palácio e a polícia interveio, bloqueando a passagem. Pessoas começaram a subir pelas grades da Casa Rosada e bombeiros jogaram água para impedir. A imprensa local afirma que gás lacrimogêneo foi lançado dentro do palácio.

O caixão de Maradona foi retirado da área da capela por motivo de segurança.

Foto: Ricardo Moraes/ReutersMultidão se aglomera no Centro de Buenos Aires durante velório
Multidão se aglomera no Centro de Buenos Aires durante velório

Também à tarde imagens ao vivo mostravam confrontos entre torcedores e a polícia nas avenidas de Mayo e 9 de Julio, duas das principais da cidade.

Desde as primeiras horas, a entrada do público foi marcada por pequenos tumultos por causa da grande quantidade de pessoas. Quando o acesso à fila foi fechado, no começo da tarde, novos incidentes entre admiradores inconformados por não poderem participar do velório e a polícia foram observados nos arredores da sede do governo argentino.

O enterro será nesta quinta (26) mesmo, em um cemitério na periferia de Buenos Aires, onde seus pais estão enterrados, segundo o porta-voz do ex-jogador de futebol. "O enterro é hoje à tarde no Jardim da Paz, em Bellavista", afirmou Sebastián Sanchi à agência de notícias France Presse.

Foto: Reprodução/GloboNewsTorcedores jogam flores e camisas em direção ao caixão de Maradona durante velório na Casa Rosada
Torcedores jogam flores e camisas em direção ao caixão de Maradona

ÚLTIMAS NOTÍCIAS